O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

sábado, 6 de junho de 2009

Folha critica o "Blog da Petrobras".




[caption id="attachment_179" align="alignright" width="235" caption="O futuro dos jornais"]O futuro dos jornais[/caption]

do Folha Online

Petrobras usa blog para vazar reportagens



Publicidade // da Folha de S.Paulo, em SP e no Rio


Alvo de uma CPI no Congresso, a Petrobras decidiu tornar públicos, em um blog que criou na internet, os e-mails enviados por jornalistas que procuram a assessoria de comunicação da empresa, no Rio, para obter informações e esclarecimentos para reportagens que ainda estão em andamento.


A empresa colocou o blog no ar no último dia 2, como parte da estratégia da comunicação lançada pela estatal após a abertura da CPI (http://petrobrasfatosedados.wordpress.com).


Na noite de ontem, o objeto de reportagens que a Folha ainda apura --com questões endereçadas à empresa, para que possa oferecer a sua versão dos fatos-- foi publicado no blog pela Petrobras.


A Folha fez perguntas a respeito da contratação de advogados sem licitação, sobre os custos de um gasoduto no Amazonas e, por último, acerca de gastos com patrocínios de festas no Nordeste.


Questionado pela Folha, o gerente de imprensa da estatal, Lúcio Pimentel, disse que a Petrobras vai manter a decisão de divulgar e-mails de reportagens ainda em andamento. Disse que se trata de uma "política de transparência" adotada pela direção da empresa.


A atitude da Petrobras motivou os jornais "O Estado de S. Paulo" e "O Globo" a indagar se a empresa havia pedido autorização à Folha para divulgar seus e-mails. A Petrobras respondeu: "Não houve divulgação do e-mail, e sim das perguntas e respostas dadas ao jornal [Folha]. No entendimento da Petrobras não há ilegalidade, pois o conteúdo divulgado é público".


Segundo a companhia, a "intenção é tornar públicas as respostas enviadas pela companhia, de forma completa e sem edição dos dados, sobre todos os questionamentos feitos pela imprensa".


Segundo a Petrobras, o blog é gerido por "profissionais da empresa". De acordo com resposta divulgada mais cedo no blog, por conta de reportagem de "O Globo", a Petrobras conta com 1.050 jornalistas contratados, sendo 400 na área da comunicação institucional.


A Petrobras também tem usado o blog para comentar e criticar reportagens já publicadas pela imprensa.


Dos comentários postados no blog até a noite de ontem, a maioria era de apoio à companhia. Muitos atacavam veículos de comunicação e jornalistas. Conforme o texto sobre a política de comentários, eles precisam passar por um moderador da empresa antes de ir ao ar.


O advogado José Paulo Cavalcanti Filho, especialista em legislação de imprensa, diz não ver ilegalidade. "É apenas uma deselegância com os jornais. Do ponto de vista da democracia, não é ruim, pois a ideia é que a pergunta vai ao ar, de maneira que qualquer um do povo toma conhecimento."


A Folha de SP é o jornal que durante anos, esteve a serviço dos militares e recentemente divulgou reportagens defendendo o regime militar que o Brasil viveu  entre as décadas de 60 e 80.

4 comentários:

Fernando Gonzales disse...

Parabens ao blog, é desta maneira que o país vai melhorar e acabar com a casta entreguista que se instalou no país a mando das forças reacionarias do capitalismo ocidental. Muitos culpam os EUA sobre o massacre intelectual e financeiro que se abateu sobre as nações pobres e periféricas do ocidente, mas as idéias e elaboração das mesmas, são frutos de séculos de planejamento europeu. O que os EUA fizeram( como contribuição) foi relacionar de maneira indissoluvel o capitalismo à democracia. Este erro grosseiro e intencional levou gerações de pessoas a miséria e ao analfabetismo em países pobres.Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos, portanto se o povo desejar que empresas altamente lucrativas, como a petrobras por exemplo, continuem estatais, isto é muito democrático. Aliás, a corrupção e o descaso com o povo, são dois elos fortíssimos na ligação entre o capitalismo e as ditaduras, o capitalísmo não sobrevive sem corrupção, pois este é parte inerente do mesmo.

sonia santana disse...

Corretissima a atitude da Petrobras em manter um blog com respostas e esclarecimentos que a midia insiste em manipular, ignorar.
Muito esperta a nossa midia : fala mal e e não admite direito de resposta sem PAGAR !! Para prestar esclarecimentos, tem que pagar e muito caro !!
Se eu tivesse poder, suspenderia TODOS os patrocinios, anuncios, tudo. até o final da CPI. Principalmente os anuncios nesta midia tão golpista e traiçoeira.
Sem revanchismo nenhum.

Fernando Gonzales disse...

A PetroBRAS...acaba de dar uma lição de democracia e de liberdade de imprensa nesta que é a maior de todas as ditaduras que ja houve neste país. A dita "GRANDE" mídia brasileira, brasileira?, não passa de um grande campo de concentração( de jornalistas mercenários) e de extermínio( de cultura e de liberdades) que reinventou Auschwitz-Birkenau, nunca se viu tanto cinismo, maldade, arrogancia e bestialidade, só comparada ao nazismo. O dia da criação do blog da PetroBRAS pode ser comparado ao famoso dia "D", quando a exatos 65 anos atraz, junho de 1944, uma vanguarda de 175 mil soldados anglo-saxãos (americanos, ingleses e canadenses) desembarcaram corajosamente nas praias da Normandia para libertar a França da ocupação nazistas. A PetroBRAS, corajosamente, acaba de desembarcar na imprensa, a nossa Normandia ocupada, para libertar o Brasil deste verdadeiro nazi-fascismo chamado grande imprensa. A pedra fundamental foi lançada, foi reeditado as tabuas dos "Dez Mandamentos", caiu Babilonia, o muro de Berlin foi derrubado, acabou a guerra "frias". E neste dia a ira da ANJ será enorme e ela convocará todos os generais para combater contra a PetroBRAS, mas será derrotada e passará mil anos vagando pelo seu mundo vazio de idéias.

Mário SC disse...

Grande idéia da Petrobras. Deveria ser seguida por todos os orgãos oficiais. Só assim acabariam com as distorções das notícias. Sei de casos em que autoridades só dão entrevistas ao vivo.
Viva a internet.

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs