
Outro livro distribuído pelo governo do tucano José Serra a alunos do Ensino Fundamental vem causando constrangimento a pais, alunos e professores da rede. O material foi considerado por especialistas inadequado para a faixa etária escolhida: entre 11 e 12 anos.
"Minha filha achou o teor de alguns contos exagerado. Há termos que não devem ser aprendidos na escola. Eu sei que as crianças já falam sobre sexo e sabem o que é, mas é papel dos pais decidir quando o tema será abordado", afirmou uma das mães de alunos que reclamaram do material entregue por Serra. "Fiquei assustada. Há muitos outros livros de literatura infantil que poderiam ser utilizados, não este."
Em nota, a Secretaria de Educação explicou que o livro faz parte de um kit distribuído aos cerca de 5 milhões de alunos para estimular a leitura. A escolha, ainda segundo a nota, foi feita por "uma comissão de especialistas da Secretaria e das mais respeitadas universidades brasileiras."
Descaso - Para Edgar Fernandes Neto, coordenador da subsede de Santo André e diretor da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), há um descaso da atual administração com a Educação. "Quem pauta os livros que são distribuídos são as editoras. Não há nenhum compromisso do governo em analisar a utilidade de um livro como este na sala de aula."
Erros - Esta não é a primeira vez que livros distribuídos pela gestão de José Serra (PSDB) causam polêmica. Em março, a Secretaria de Educação entregou aos alunos do 6ª série do Ensino Fundamental livro de geografia que possuía dois Paraguais e excluía o Equador do mapa.
Veja abaixo o contéudo do livro utilizado pelas crianças do Ensino Fundamental. Os quadrinhos abordam conteúdo sexual implícito, apologia ao crime pelo uso de armas e menção à faccções criminosas
Lamentável!