O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lula, candidato a vereador

Por Urariano Mota


Recife (PE) - Luiz Fernandes dos Santos, que um dia poderá ser Lula dos Santos, foi candidato a vereador no Recife com a cara e o apelido que registrou no TSE. Quando o entrevistei, lembro que ele substituía o sim pelo “corretamente”, como se respondesse a um teste ou a uma inquisição. Pelo que ele calculava, em sua comunidade, no Ibura, teria 70% dos 3.500 votos de que precisava.


Lula, então futuro vereador, morava com a mulher, dois filhos e a sogra em uma casinha de dois quartos. Trabalhava numa fábrica: “Hoje, atual, eu estou numa fábrica de polpa e de suco, na função de auxiliar de produção”. Quando lhe perguntei se tal emprego lhe dava 4 ou 5 salários mínimos, respondeu: “Não, é um salário mínimo. Por incrível que pareça, é um salário mínimo”. Estava com 39 anos de idade. Cursava o “primeiro ano agora, do ensino médio”. Ao lhe pedir para destacar o que mais o impressionava no Presidente Lula, ele respondeu: “A simplicidade dele. Eu acho ele uma pessoa muito simples, assim, e popular, não é? Até a forma dele falar, está certo?”.


O simples Lula do Ibura, ao ser perguntado por suas bandeiras de luta, “bandeiras, como assim?”, respondeu com as necessidades pobres dos mais pobres. Espero que os leitores não riam nem sorriam do que destacamos do seu projeto, dividido em 8 itens:


“3º. Item: Vamos fundar uma sede, ou mais de uma sede, para o time ou os times do nosso bairro. E nessa vai ganhar uma mobília de uma geladeira ou freezer, um fogão a gás, mesas com cadeiras, uma sinuca, uma tábua de dominó com dominó, uma televisão de 20” com antena Sky. Para jogo marcado fora do bairro fornecerei o transporte, uniforme completo, água com gelo, em todos os jogos, laranjas, cartões vermelho e verde, bola. E para cada jogo em participação em torneios um presente para cada gol marcado por cada jogador, tipo um incentivo.


4º. Item: Aos peladeiros também ter totalmente apoio. Uniformes, bola, apito, cartões vermelho e verde, água e gelo, laranjas”.


- Você é candidato pra fazer o quê? perguntei.


- Uma ambulância pra minha comunidade, ou então um carro pra transporte emergencial. Isso está faltando muito. A comunidade está carente muito disso aí. Tanto a ambulância quanto melhorar os postos médicos, está certo? Na minha comunidade, e no Jordão Baixo, o posto é um descaso também. Nas reuniões, em que eu tenho conversado com os meus eleitores, reclamam que o atendimento médico está péssimo. Médico, pra se marcar agora, médico se marca com três meses. E eu quero criar também uma área pra atividade esportiva, na comunidade, pra tirar as crianças da rua, e os jovens também. Eu estou tendo também agora um acompanhamento com um colega mais velho, para nós criarmos uma escola de música. E fundar uma associação em nosso bairro, pra dar um ritmo comunitário, pra tomar conta da nossa comunidade, que está carente também disso.


A esses projetos o Lula do Ibura juntava razões de sonho, que como todo sonho omitia o processo áspero e de conflito de toda uma vida, para ir direto aos resultados. Ele se via como o novo Lula, guardava do presidente do Brasil as semelhanças, que transformava em sua identidade:


- Quando surgiu o nosso Presidente da República, que veio do nada, como eu, conforme eu estou indo também, se Deus permitir, eu pretendo chegar lá...


- Você sonha em um dia ser presidente da República, Lula?


- Com certeza. Se Deus quiser.


Então lhe recordei que, pelo menos na aparência física, ele não se assemelhava a Lula:


- Você é uma pessoa calva, está com uma calvície...


- Corretamente.


- E não usa barba. Vai usar barba?


- Pediram a mim. Por que eu não usaria barba, se meu apelido é Lula? Como pediram a mim pra ser candidato, pediram também pra eu deixar a minha barba crescer. Estou pretendendo.


Não adiantava levantar para ele obstáculos ou dificuldades. À falta de semelhança física ele respondia com uma possível barba. À falta de recursos mínimos, ele respondia com a semelhança de origem do Presidente. Mas como estava a sua campanha? Ousei perguntar. Em um papel impresso com tinta apagada, ele mostrou uma pesquisa de opinião. Na 6ª. pergunta, pedira que o eleitor respondesse de onde conhecia Lula do Ibura. Opções:


- Por sua atuação no bairro moralmente.


- Por sua atuação no bairro no papel de vizinho.


- Outros.


Com tais ferramentas e experiência, ele não conseguiu se eleger, é claro. Mas na semana passada ligou para mim, para contar que hoje é dono de um lava a jato. E me convidou para um almoço, a que não faltarei.


Urariano Mota é jornalista e escritor. Autor do livro "Soledad no Recife", recriação dos últimos dias de Soledad Barret, mulher do Cabo Anselmo, executada pela equipe de Fleury com o auxílio de Anselmo. É colunista do site "Direto da redação" e colaborador do blog "Quem tem medo do Lula?"

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs