O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

sábado, 17 de julho de 2010

"Espelho": Ameaças ao farol de Santa Marta (SC)

“E orgulho de seu filho ser igual seu pai
Pois me beijaram a boca e me tornei poeta
Mas tão habituado com o adverso
Eu temo se um dia me machuca o verso
E o meu medo maior é o espelho se quebrar” (João Nogueira)


Por Raul Longo (*)

Apesar de ter explicado que não houve ameaça, é tanto de gente que telefonou e escreveu só por conta de eu ter contado do sujeito que me xingou pelo telefone que não vou dar conta de agradecer e tranquilizar todo mundo.

Então tô repassando aí a msg e a resposta para um casal de amigos muito queridos lá de Curitiba, usando-a como demonstração aos demais de que não há razão de susto. Se houver, aviso. Se não avisar, só faz reafirmar a necessidade de mudarmos essa história ao reverso. Já temos em que ou em quem nos espelhar, embora alguns dos que menos se esperava pareçam não gostar da imagem que tanto nos agrada.

A vaidade será de quem se mira, ou de quem quer se enxergar acima das qualidades do reflexo deste Brasil tão mais límpido? Por que, agora, embaçar?



Ô Queridos:



Minha defesa é a internet. Os blogs que me publicam, os amigos que repassam meus textos, assim como vocês. Esses incomodados com o que digo e escrevo, sabem disso.



Podem até entender que isso da morte ser lucro, não passa de bravata (e, em verdade, é mesmo), mas sabem que para eles seria um prejuízo maior. E quanto mais me pronuncio, isso mais aumenta.



Além do que, não sou o único. Ontem mesmo estive em reunião numa associação de moradores daqui do norte da Ilha, mas havia gente de todos os bairros e praias. Cerca de 50 pessoas numa noite gélida, reunidas por diversos motivos de uma única ação: depreciação. Depreciação de patrimônio imobiliário, depreciação de patrimônio cultural, depreciação de patrimônio humano, depreciação de patrimônio ambiental, depreciação de patrimônio social, etc., etc., etc.



Do extremo norte ao extremo sul da Ilha e mais alguns do continente, todos eram de Florianópolis. Ainda que não presentes, munícipes de Governador Celso Ramos, vizinho à Biguaçu, enviaram cópia de documento entregue ao Ministério Público Federal como manifestação em defesa das centenas de famílias de pescadores e criadores de camarão que terão os meios de sobrevivência extintos; além de comunicados de representantes dos maricultores de todo o estado anunciando intenções de mobilização e manifestações junto às populações de seus municípios e capital.



Conforme informou a Epagri , empresa de pesquisa agropecuária daqui de Santa Catarina, são 689 maricultores cadastrados em todo o litoral, sendo 187 apenas aqui na Ilha que produz cerca de 600 tnt. de mariscos e 1.301 tnt de ostras. Para que dimensionem: só no município de Palhoça a produção de mexilhão é de 5.930 tnt.



Palhoça é mais ao sul, já saindo da área do canal entre a Ilha e o continente, mas se as safras anuais são afetadas pela temperatura das águas trazidas e levadas pela correnteza marítima entre trópico e ártico, se pode calcular o efeito do que o RIMA da OSX displicentemente aponta como “tintas, solventes, aditivos e outros fluídos”. E para ter noção do universo que isso representa, é preciso lembrar que esses 689 maricultores (castrados, com os que não ainda não o são talvez chegue a mil) são a base de uma cadeia que se estende aos que fabricam e confeccionam as malhas de redes e lanternas, os que produzem uma série de equipamentos correlatos: guindastes, barcos, motores, poitas, etc.; os que transportam, armazenam, processam e servem estes produtos; garçons, comerciantes, proprietários de restaurantes, etc., etc., etc.



O lamentável, queridos, é nosso Ministro da Pesca e nossa candidata Ideli se unirem a Paulo Bornhausen e Raimundo Colombo do DEM, à Ângela Amin do PP e ao Leonel Pavan do PSDB, numa coesa força tarefa para pressionar a Ministra do Meio Ambiente em defesa desse empreendimento que promete 4.000 empregos, mas não conta quantos irão desempregar inviabilizando atividades tradicionais e centenárias como a pesca e, através das quais, por gerações se desenvolveu e construiu toda uma cultura em suas múltiplas manifestações.



Não contam quantos serão desempregados no setor turístico. Não contam que a maior parte dessas 4.000 vagas serão ocupadas por mão de obra mais treinada entre os excedentes da Baixada Fluminense, Baixada Santista e outras localidades próximas às atividades portuárias e de indústria náutica, que aqui inexistem desde que a navegação de embarcações de profundo calado foi aqui descartada e desaconselhada, lá pela década de 40.



Sabem porque descartaram a possibilidade de construção de porto em Florianópolis? Pela mobilização do leito lodoso deste canal a exigir permanente dragagem e, sobretudo, pela presença do arsênio que, em situação inerte como está, não apresenta risco algum à ninguém. Certamente meu amigo Antônio sabe perfeitamente as consequências da lixiviação desse elemento, provocada por constantes dragagens a rebaixar os níveis do profícuo lençol freático da região.



Antônio sabe. Mas nossos políticos se limitam em previsões de verbas de campanha.



Daí que em uma dessas reuniões, escuto alguém questionando: “- Como pode o Ministro da Pesca incentivar a inviabilização da pesca?”



Não disse nada, nem poderia. Como, se em pleno ano eleitoral, a equipe do governo Lula se mete com o investigado pela Operação Toque de Midas da Polícia Federal? Investigação que inclui ou incluía financiamentos ilícitos de campanha eleitorais!



Esse tipo de suspeitas, mesmo quando comprovadas, jamais desestimulou os políticos do DEM, PP ou PSDB, mas será possível que os do PT ainda não aprenderam, mesmo com o exemplo do Mensalão do PSDB do Azeredo e o do Delúbio? Vão cair na mesma ratoeira, outra vez!?



Também ouvi em outra reunião: “- Onde fica o meio ambiente pelo qual essa Ministra se responsabiliza?”



E até alusão ao Ministério do Trabalho que apesar de sequer ter se pronunciado sobre o estaleiro da OSX (e não OMX como erroneamente grafei antes), mas por lembrança de um pronunciamento do advogado da CUT, publicada no Brasil de Fato de 15 de julho último, sobre a paralisação grevista dos trabalhadores canadenses de uma das empresas do conglomerado multinacional de Eike Batista.

Está lá na matéria da Brasil de Fato, as palavras do Guilherme Zagalo, advogado da CUT:

“Eles pagam baixos salários, muitas vezes abaixo do mercado. Tem uma grande massa de trabalhadores com padrão de sobrevivência muito baixo, dão pouca atenção à saúde e à segurança do trabalhador e têm pouco respeito às comunidades atingidas”

De forma que não fiquem muito preocupados, amigos. Até porque o sujeito bravo que me ligou, como contei ali, não chegou a fazer qualquer ameaça, limitando-se aos xingamentos a que todos estamos acostumados em nossa longa defesa de Lula, desde quando candidato. E não levem a sério minha bravata sobre o lucro da morte, embora não tenha sido de todo inconsequente, pois a indisposição da população de toda a região vem crescendo de tal forma que se alguém tiver a má ideia de me providenciar qualquer malefício, é provável que eu vire herói.

Tenho recebido tantos telefonemas e mensagens daqui da cidade e do estado, de todo o Brasil também (como essa de vocês), e até do resto do mundo, que dá impressão de que se algo me acontecer vou acabar como nome de algum logradouro público em memória a uma das maiores ameaças sócio/ambiental já impostas à história de Santa Catarina.

Seria horrível, pois presumo que se isso de fato acontecesse provavelmente seria por iniciativa de um vereador do DEM ou do PSDB, todo pimpão por me ver obrigado a criticar esse empenho da equipe do nosso querido governo em atirar no próprio pé. É por esse lado que o que mais preocupa, realmente, é a Ideli.

Não apenas por ter me deixado sem palavras para defendê-la, mas principalmente por sua imagem junto à população. Tanto nos esforçamos por defendê-la das degradações promovidas por esses mesmos personagens aos quais agora se alia por verbas eleitorais que resultarão em degradação muito maior de nossa Ilha e de todos os catarinenses do entorno!

Fazer o quê? Enquanto não se mirarem em Luís Ignácio Lula da Silva e não aprenderem que a verdadeira política não se limita em corridas por meras vitórias eleitorais, sempre teremos, em todos os partidos, sucessões de negociantes eventuais sem qualquer significação histórica como a do já saudoso e sempre querido pau-de-arara.

*Raul Longo é jornalista, escritor e poeta. Mora em Florianópolis (SC), onde mantém a pousada “Pouso da Poesia“. É colaborador do blog “Quem tem medo do Lula?”.

Pesquisa eleitoral também é cultura: Datafolha revela que as mulheres são mais prudentes que os homens

.


Miguel do Rosário no Óleo do Diabo

A intenção do voto masculino, conforme eu já tive a oportunidade de provar cientificamente por aqui, antecipa o voto total, porque as mulheres demoram mais tempo para definirem a sua opção política. Quando o fazem, porém, a tendência é seguir o voto masculino. Não porque elas "obedeçam" aos homens. Longe disso. O voto feminino segue o masculino porque não há diferença substancial entre os sexos em termos de voto. Isso é provado. Os resultados eleitorais sempre mostram percentuais praticamente empatados entre os gêneros. A diferença nas intenções de voto, portanto, decorrem de menor grau de informação entre as mulheres.

Por exemplo, segundo o Datafolha divulgado hoje, 75% dos eleitores sabem que Dilma é a candidata apoiada por Lula; 18% não o sabem. 18% corresponde a mais de 20 milhões de eleitores. Sendo que a grande maioria pertence a classes sociais de baixa renda, onde Lula detêm uma aprovação superior a 90%.

Separando por gênero, veremos que o percentual de mulheres que não sabem que Dilma é a candidata apoiada por Lula é muito maior. Já verificamos isso em outras pesquisas. Assim que o Datafolha liberar o relatório completo, mostraremos esses dados com destaque. Mas por enquanto pode-se provar isso com os números da sondagemDatafolha do dia 24 de maio (atualização: já divulgaram):

P.7 Pelo o que você sabe, qual destes candidatos o presidente Lula está apoiando ?
(Resposta estimulada e única, em %)

Viram? 25% das mulheres não sabem quem é o candidato apoiado por Lula (contra 15% dos homens). E apenas 65% de nossas queridas companheiras sabem que é Dilma (contra 77% dos homens). [A verdade é que, de acordo com o quadro ao lado, 35% das mulheres e 23% dos homens não sabiam, no momento da pesquisa, que Dilma é a candidata apoiada pelo presidente Lula, ou seja, cerca de 29% do eleitorado brasileiro ainda não sabiam quem é o(a) candidato(a) de Lula]

________________________________




Opinião Assaz Atroz: Para não ferir a Legislação Eleitoral, oposicionistas apenas cochicham o nome de Serra ao pé do ouvido das mulheres

___________________

Mais Miguel do Rosário

Procuradora se baseia em mídia para perseguir Lula e Dilma
sab, 17/07/2010

IV Avatar do Rio Meia Pon...Esta procuradora vem repetindo erros há um bom tempo e até agora nenhuma corregedoria para puni-la por tais erros. Quando o presidente Lula fez entrega de navios em PE ela(Dra.Curau) aprontou o maior escarcéu na mídia e até usou recortes de jornais partidarizados como prova isenta e acabada
"(...)

Representação influenciada pela opinião pessoal de jornalista

Na última argumentação da representação, recorre novamente à citação de um parágrafo do jornal Correio Brasiliense, justamente um texto onde, em vez de se limitar a narrar fatos, há a expressão da opinião do jornalista, vilanizando a conduta da ex-ministra.

Leia as análises completas do Miguel nos dois artigos CLICANDO AQUI

______________________________________

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons


.

PressAA

Agência Assaz Atroz

.

HÁ 41 MESES O BRASIL TEM UM PRESO POLÍTICO

O escritor italiano Cesare Battisti está preso desde fevereiro/2007 no Brasil por causa de crimes ocorridos há mais de três décadas na Itália e já prescritos (o tendencioso relator do processo de extradição no STF, Cezar Peluso, distorceu os cálculos...).

Crimes de que não foi acusado no primeiro julgamento, em julho de 1979, quando recebeu a exageradíssima sentença de 12 anos de prisão, por mera subversão contra o Estado italiano.

Crimes que lhe foram jogados nas costas quando o processo, já transitado em julgado, foi reaberto em 1987 por conta das delações premiadas de Pietro Mutti, o líder do grupo de ultraesquerda do qual Battisti havia participado.

Mutti -- que foi acusado, pelo juiz de outro processo, de mentir sistematica e descaradamente à Justiça, distribuindo culpas "de acordo com suas conveniências" -- inculpou Battisti por quatro assassinatos.

Pateticamente, a acusação teve de ser reescrita pelos promotores quando se constatou que dois desses episódios haviam ocorrido com um intervalo de tempo insuficiente para que Cesare pudesse ter se locomovido de uma a outra cidade.

Em vez de jogarem esse amontoado de mentiras no lixo, inventaram que Battisti teria sido
o autor intelectual de um desses homicídios. Poderiam também ter-lhe atribuído o dom da ubiquidade, por que não? As fábulas aceitam tudo...

Com o único respaldo de outros interessados em favores da Justiça italiana, cujos depoimentos
magicamente se casaram com os de Mutti, Battisti foi condenado em 1987 à prisão perpétua.

Depois ficou indiscutivelmente provado que, foragido no México, ele esteve representado nesse julgamento por advogados que não constituíra para tanto, os quais fraudaram procurações para apresentarem-se como seus defensores (embora houvesse conflito de interesses entre Battisti e os co-réus que eles também defendiam).

Nem sequer isto foi levado em conta pela Justiça italiana, que lhe nega o direito líquido e certo a novo julgamento, como qualquer sentenciado à pena máxima cuja condenação tenha se dado à revelia.

O quadro se completa com as pressões políticas e caríssimas campanhas de mídia que a Itália desenvolveu para convencer a França a renegar o compromissso solene que assumira com os perseguidos políticos italianos, de deixá-los residir e trabalhar em paz, desde que se abstivessem de interferir na política de sua pátria.

E com as descabidas pressões políticas sobre o governo brasileiro, depois que este, soberanamente, concedeu refúgio a Battisti.

Além da interferência exorbitante nos trâmites do caso no STF, com o servil consentimento de Cezar Peluso, que em momento algum mostrou a isenção inerente a um relator, tomando invariavelmente partido pela posição italiana contra Battisti e contra o ministro da Justiça do Brasil (que sempre deu e deveria continuar dando a última palavra nos casos de asilo político e refúgio humanitário).

ITÁLIA MENTE: NÃO TEM COMO
REDUZIR PENA DE BATTISTI


Peluso desconsiderou, inclusive, um ponto fundamental levantado pelo maior jurista brasileiro vivo, Dalmo de Abreu Dallari, que alertou para a impossibilidade legal de a Itália cumprir a promessa feita ao Brasil, de reduzir a pena de Battisti para o máximo permitido pela Lei brasileira.

Foi uma promessa feita com má fé, como involuntariamente admitiu o próprio ministro da Justiça italiano em reunião com uma associação de vítimas da ultraesquerda, sem imaginar que suas palavras seriam publicadas pelo jornal
Corrieri della Sera.

Num julgamento ideologizado ao extremo, o Supremo decidiu, por 5 votos contra 4, apreciar um caso de refúgio já decidido pelo Executivo -- o que, segundo a jurisprudência consolidada em vários casos anteriores, impedia o prosseguimento do processo de extradição; e, pelo mesmo placar,
autorizou a extradição de Battisti.

A tentativa aberrante de usurpar do presidente da República a prerrogativa de dar a última palavra acabou sendo, entretanto, rechaçada, também por 5x4.

O julgamento foi encerrado em novembro/2009 e o acórdão publicado em abril/2010, quando o caso passou para a alçada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está aguardando um parecer da Advocacia Geral da União para tomar sua decisão.

O certo é que se consumiram quase três anos e meio da vida de Cesare Battisti, cidadão que já foi mais do que punido pelo que realmente fez, mas tentaram transformar em bode expiatório do que não fez, como um símbolo do triunfo da pior direita européia sobre os ideais de 1968.
Por Celso Lungaretti, jornalista, escritor e ex-preso político.
http://naufrago-da-utopia.blogspot.com

TARSO GENRO ACUSA MÍDIA DE 'MÁ FÉ' E 'FRAUDE' CONTRA BATTISTI

Nas eleições para o Executivo, minha postura em relação a candidatos oriundos ou pertencentes ao campo da esquerda é sempre a de elogiar sua coerência com os princípios revolucionários ou reprovar-lhes o abandono dos ideais de outrora.
Não entro em tiroteios eleitorais, nem me interessa a forma como cada um deles se propõe a gerir o estado burguês; só a contribuição que eventualmente se proponham ou não a dar para o advento de um estágio superior de civilização.

Então, de uma entrevista de Tarso Genro ao jornal virtual
Sul 21, reproduzirei o que considero relevante transmitir a meus leitores, sem entrar no mérito de sua candidatura pelo PT ao governo do Rio Grande do Sul.

Já o enalteci e recriminei muito. Desta vez, a serenidade das suas colocações me impressionou. Leiam e avaliem.


CASO BATTISTI

"Essa é uma questão que foi ideologizada de má fé pela grande mídia. Então é natural que as pessoas fiquem confusas sobre o assunto.

"Eu só agi de acordo com os tratados internacionais sobre refugiados e direitos humanos. Isso foi escondido pela maioria da mídia.

"Inclusive as minhas decisões relacionadas ao caso Battisti foram fundamentadas em decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal sobre o mesmo assunto. O STF já não havia permitido a extradição de quatro ex-brigadistas italianos que tinham se refugiado no Brasil. Não foi dado o devido peso, na divulgação do caso Battisti, a estas decisões anteriores do Supremo.

"Fui criticado como se tivesse tomado uma decisão inédita, e isso constitui uma fraude informativa. Inédita foi, na verdade, a mudança de decisão do Supremo sobre o tema.

"Mas o STF manteve, afinal, uma posição de princípio, que é remeter ao presidente da República a solução do caso. Seria muito grave se isso mudasse. E isso foi mantido por cinco votos a quatro. Está nas mãos do presidente a decisão do Battisti".
ANISTIA DOS TORTURADORES
"Na verdade, existe uma dubiedade para tratar deste assunto. Paira sobre a imprensa ainda o fantasma do poder militar no Brasil.

"Quando a imprensa divulga os processos contra torturadores no Uruguai e na Argentina, ela divulga de uma maneira mais isenta, mais livre, com menos espanto, com menos medo, me parece. E mostra os julgamentos que estão acontecendo lá.

"Quando é aqui no Brasil, parece que há uma espécie de temor dos formadores de opinião, de se chocarem com os porões da Operação Bandeirante, que estão todos soltos, produzindo blogues e vivendo normalmente. São os que mataram, assassinaram ou torturaram.

"Já os presos políticos, estes foram processados, cumpriram pena, foram presos, muitos torturados, depois foram anistiados.

"Então, eu acho que é uma espécie de temor reverencial à ditadura, que leva essas pessoas a divulgar de maneira tão deformada essa questão da punibilidade dos torturadores aqui no Brasil.

"Nós temos que compreender isso dentro de um processo político, de uma transição política difícil, que no Brasil foi conciliada. Foi conciliada a tal ponto que o presidente do partido que dava suporte à ditadura militar se transformou no primeiro presidente da República que fez a transição para a democracia.

"Acho que esta questão da tortura vai voltar no Brasil. E essa lamentável decisão do STF, com o voto espantoso para todos nós do ministro Eros Grau, ela um dia vai cair aqui no Brasil e o STF fará justiça.

"Isso não significa colocar ninguém na cadeia, nem perseguir generais que foram presidentes. Significa você ter o registro, na justiça, de que pessoas que cometeram barbáries possam ser julgadas pelo Estado de Direito. Apenas isso".

Por Celso Lungaretti, jornalista e escritor. http://naufrago-da-utopia.blogspot.com

Aberta inscrição para encontro de blogueiros

Reproduzo artigo de Conceição Lemes, publicado no Viomundo*

O 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas acontecerá nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de agosto em São Paulo. O objetivo é contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas. As inscrições já estão abertas.

Nós nos esforçamos ao máximo para viabilizá-lo em Brasília, mas o elevado custo de auditórios, acomodações e refeições e o prazo exíguo nos forçaram a rever o local. Tentaremos fazer o segundo em Brasília.

A programação está sendo montada. Por enquanto, temos apenas as linhas gerais. Na próxima semana, ela será concluída e divulgada.

O encontro começará no sábado às 9h com debate sobre o papel da blogosfera na democratização dos meios de comunicação. Participarão Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e Leandro Fortes.

À tarde ocorrerão sessões com palestrantes para se discutir as questões legais: orientação jurídica para atuar na web, medidas contra ameaças, cerceamento à liberdade de expressão. Também ocorrerão oficinas sobre twitter, videoweb, rastreamento de trolls e debates sobre a sustentabilidade financeira dos blogs.

No domingo das 9h à 12 h, em reuniões em grupo, blogueiros dos vários estados trocarão experiências e discutirão os desafios da blogosfera. À tarde, plenária para apresentação, discussão e aprovação da Carta do 1º Encontro Nacional dos Blogueiros.

O evento será gravado e, depois, disponibilizado na rede.

Inscrições, passagens, acomodação e refeições

As inscrições custam 100 reais. Quanto mais rápidas, melhor para a organização do evento. Basta enviar e-mail para contato@baraodeitarare.org.br ou telefonar para (011)3054-1829. Falar com a Daniele Penha.

Para se inscrever, serão necessários os seguintes dados

* Nome/nicknane

* E-mail

* Endereço do blog

*Twitter ou outra rede social, caso participe. Preencha com a URL completa

* Telefone

* Cidade/Estado

A comissão organizadora está buscando patrocínios para garantir a gratuidade da hospedagem. Está em contato com uma empresa aérea para garantir desconto nas tarifas. Dependendo dos recursos levantados, o Encontro também arcará com as despesas de refeições e parte das passagens para os blogueiros de outros estados.

Daremos total transparência à origem dos recursos e à prestação de contas. Os blogueiros poderão acompanhá-la online.

Amigos da blogosfera

Para custear a participação de palestrantes e parte das despesas de blogueiros de outros estados, lançamos a campanha Amigos da Blogosfera. São 20 cotas de 3 mil reais.

Já confirmaram a compra de uma cota: Apeoesp, Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Viomundo , Conversa Afiada e Seja dita a verdade.

Se quiser ser mais um dos Amigos da Blogosfera, ligue para (011)3054-1829 .

* Comissão Organizadora: Luiz Carlos Azenha, Altamiro Borges, Conceição Lemes, Paulo Henrique Amorim, Eduardo Guimarães, Conceição Oliveira, Antonio Arles, Renato Rovai, Rodrigo Vianna e Diego Casaes.

Apoio institucional: Centro de Estudos Barão de Itararé, Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom) e Movimento dos Sem Mídia (MSM).

*Fonte: http://altamiroborges.blogspot.com/2010/07/aberta-inscricao-encontro-de-blogueiros.html
Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs