O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Enchentes




[caption id="attachment_5266" align="aligncenter" width="468" caption="Foto: Marcia Foleto Ag. O Globo"]Enchente RJ Foto: Marcia Foleto Ag. O Globo[/caption]

Enchentes


O Rio de Janeiro hoje (06/04/2010) parou. A chuva que caiu desde a noite de ontem produziu um triste quadro, atingindo como sempre, a população mais pobre. O índice pluviométrico bateu o recorde anterior, de janeiro de 1966.



Outros estados também sofreram com as chuvas neste período, como SC, RS e SP, mas nenhum deles teve uma cobertura tão intensa quanto a tragédia daqui do RJ. E não estou falando dos telejornais locais, mas dos nacionais. Depois do Jornal Nacional, recebi ligações dos 4 cantos do país, de parentes e amigos, para saber se tínhamos sobrevivido à tragédia.



Confesso que me assustei. Como eles sabem, moramos em Ipanema, bairro de classe-média, que sofre com engarrafamentos e outros transtornos, mas sem casos mais graves, e como eu não assisto os noticiários do PIG (Partido da Imprensa Golpista), agora oficialmente assim designado (*), perguntei ao 1º que ligou, meu irmão, a razão de tamanha preocupação. Ele disse que tinha visto na imprensa que o canal do Jardim de Alah (a 2 quadras da minha casa) tinha inundado, e que os moradores estavam com água no joelho. Por acaso, minha irmã tinha ido ao dentista, e passado pelo citado canal, traquilamente, e nem seus pés ficaram encharcados.



Liguei a TV e o 1º canal do PIG que sintonizei e falava sobre o assunto foi a RedeTV, um comentário do jornalista Kennedy Alencar que dizia algo como: ...tinham politizado as enchentes de SP, e que agora não podiam reclamar de estarem politizando a do RJ. O governador Sergio Cabral estava terminando o 2º mandato e o prefeito Eduardo Paes estava há 2 anos à frente da prefeitura, portanto, não podiam colocar a culpa em governos passados... Como é possível o Sergio Cabral estar terminando o 2º mandato e ser candidato à reeleição? No caso do Eduardo Paes, tem 1 ano e 3 meses completos de mandato, e se é para arredondar, está mais próximo de 1 do que de 2 anos.



Lembrei do jornalista Ricardo Kotscho que denunciou a parcialidade da imprensa na divulgação das enchentes em SP: “No tempo das prefeitas Luiza Erundina e Marta Suplicy, os repórteres eram implacáveis. Agora, na gestão demo-tucana - que levou exatamente 1 semana para ir à região onde as ruas de 6 bairros continuam tomadas pelas águas do rio misturadas ao esgoto - o prefeito Kassab e o governador Serra foram poupados de dar maiores explicações.”



Eu não votei no Cabral, mas justiça se faça, ele e o Paes entraram em ação desde a madrugada, tanto que divulgaram um apelo à população para não sair de casa, exceto em caso de “força-maior”, e o comércio esteve fechado. Ficaram de divulgar outro às 4 hs da manhã, com a orientação a ser adotada amanhã.



Depois fui para a Globonews que, aliás, está usando um recurso bem oportuno (para ela). Convoca a população a mandar vídeos da catástrofe, e economiza por não precisar mandar equipes para registrá-las. Depois de exibir toda a catástrofe, com comentaristas acusando os governos municipal, estadual e federal, o Trigueiro entrevista o secretário de saúde do Estado, que estava de galochas, acompanhando a tragédia.



Curioso foi que a imprensa não culpou o Serra e os tucanos, que governam o Estado por 15 anos e 3 meses, pelas enchentes de SP. A culpa foi de São Pedro. Não lembraram que o Alckmin gastou R$ 1,1 bilhão para aumentar a capacidade do Tietê, e que por terem deixado de fazer manutenção, esse dinheiro foi parar no ralo, e que os trabalhadores que pagaram pela obra tiveram mais uma vez suas casas inundadas... Enquanto SP estava no olho do furacão, Serra foi a Copenhagen bater papo com o Swazenagger.



Vi o Kassab falar sobre as enchentes, mas não vi nenhuma declaração do Serra...



Embora o RJ tenha uma situação geográfica mais complexa por ser cercada de morros e montanhas, é claro que já deveriam ter dado um jeito para que esses desastres não acontecessem de forma tão drástica, mas a imprensa, que tem o poder de formar opinião, pressionar os políticos e cobrar providências, não percebe a sua grande parcela de responsabilidade. É que, a exemplo de SP, quando o governo é de seus aliados, o PIG foi, é e sempre será o PIG!



(*) Em 29 de março deste ano, Maria Judith Brito, presidente da ANJ - Associação Nacional de Jornais, afirma no jornal O Globo: "A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação. E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo, de fato, a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo."



Sônia Montenegro é analista de sistemas e mora no Rio de Janeiro. Mantém o blog “Farmácia de Pensamentos” e é colaboradora do blog “Quem tem medo do Lula?”

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs