O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Educação receberá mais verbas.

educação


A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) comemorou nesta quinta-feira (4) a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 277/08, que acaba gradualmente com a incidência da Desvinculação de Receitas da União (DRU) sobre o dinheiro destinado à Educação pelo Orçamento federal. O texto também assegura o direito ao ensino básico gratuito para as pessoas de 4 a 17 anos. A PEC aprovada na Câmara tem como base texto de proposta apresentada por Ideli em 2003.


- Se não existisse a DRU na Educação, este ano já teríamos a obrigatoriedade de no mínimo R$ 7 bilhões a mais obrigatoriamente serem aplicados na educação - disse.


Ideli também disse que o texto aprovado na Câmara prevê mais investimentos para ampliar o alcance dos ensinos médio e pré-escola.


Vale ressaltar que o Ministro da Educação, Fernando Haddad, é considerado como umas das apostas do PT para  o pleito estadual em São Paulo.

Álvaro Dias chama Dilma de mentirosa.


alvarodias-m1


A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou que 15% das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já estão concluídas. Mas o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (4), declarou que tais dados foram "maquiados". Citando informações da organização não-governamental Contas Abertas, ele disse que, na verdade, teriam sido concluídas apenas 3% das obras.


O senador afirma que a ministra, ao apresentar o balanço do PAC, na última quarta-feira, utilizou um artifício: a exclusão dos empreendimentos em saneamento e habitação. Segundo ele, essas áreas representam 35% do total de investimentos previstos pelo programa ("um percentual significativo, portanto"), mas nenhuma das respectivas obras teria sido concluída até o momento.


- Com esse desempenho, o governo federal não alcançará as metas estabelecidas para 2010 - avaliou.


O senador observou ainda que, de acordo com o Contas Abertas, 74% dos cerca de 10.900 empreendimentos previstos pelo PAC "nem sequer saíram do papel nos dois primeiros anos do programa" (o PAC foi lançado no início de 2007).


Contas Abertas é um blog pertencente ao Grupo Folha, o mesmo que dvulgou a ficha falsa de Dilma Rouseff.



O Senador Alvaro Dias (PSDB) é o responsável por acusar Dilma Rouseff pelo falso dossiê com os gastos do governo FHC, em 2008.

São Paulo: pior ensino do Brasil.

lousa



Traduzido e adaptado The Economist.

DEUS pode ser brasileiro, como os cidadãos da América do Sul, o maior do país como a dizer, mas ele certamente não projetou seu sistema educativo. O Brasil alcançou a estabilidade política, depois de décadas de estagnação, mas quando se trata da qualidade das escolas, que está muito longe ainda dos outros países em desenvolvimento, apesar pesada despesa pública em educação.


Até a década de 1970, a então emergente Coréia do Sul foi tão próspera como o Brasil, mas, ajudada pelo seu sistema de ensino superior, pulou à frente, e agora tem cerca de quatro vezes o rendimento nacional per capita. O Brasil procura melhorar, mas enfrenta uma estatistica gritante: 45% dos chefes de famílias pobres têm menos de um ano de escolaridade.


O presidente Lula chegou ao poder criticando as ações do seu antecessor e promovendo rápidas melhorias. Com o Fundef, surgiram os financiamentos para os salários e as escolas em bairros pobres. Transferências em dinheiro para as famílias pobres, condicionada à suas crianças freqüentando a escola, marcam o sucesso do programa Bolsa Família. Após duas más nomeações, o presidente escolheu um bom ministro da educação, Fernando Haddad, que goza do apoio dos reformadores do ensino brasileiro.


Graças a estes programas, 97% das crianças com idades compreendidas entre os 7-14 agora têm acesso à escolaridade e o atendimento é bom. A tarefa de melhorar a escolaridade cai para governos estaduais e municipais.


Os alunos sofrem com o absentismo dos docentes. Nas escolas geridas pelos governos estaduais, 13% de todos os dias letivos foram perdidos devido à ausência professores em 2006. Há Estados onde o absentismo pode chegar a 30%. Ocorre que substitutos preenchem a falta dos colegas, mas o ensino não tem continuidade e isso compromete o aprendizado aos alunos.


Apenas 42% possuem o ensino médio completo. Melhorar a qualidade das escolas, para que mais crianças sejam aprovadas levaria a um aumento significativo nos investimentos em educação. Há necessidade de professores qualificados e bem remunerados. Muitos têm duas ou três diferentes jornadas em diferentes escolas e se queixam da baixa remuneração.


Em São Paulo, que realiza muito pouco para um rico estado, as instituições estão deprimidas e caóticas, diz Norman Gall do Instituto Braudel de Economia Mundial. A burocracia estatal tenta administrar suas 5.000 escolas e 230.000 professores, mas nos últimos anos vem transferindo a responsabilidade para os municípios. As greves de professores são ignoradas pelo governador José Serra, candidato a presidente para a eleição de 2010. Se o ensino de SP continuar dessa maneira, o atual governador terá muita dificuldade em sair-se bem ao pleito. Ou poderá tentar sua reeleição, escondendo por mais 4 anos essa enorme mancha em sua administração.



Moisés Zacarias, who is 14, goes to school in Diadema, a poor suburb of São Paulo that sprang up when millions of people migrated from the countryside to the country’s biggest metropolis, starting in the 1960s. Most of the houses are thrown together, clinging to steep hills and set along narrow alleys. At his school, which has 2,000 pupils, there are three separate shifts of students every day to get the most out of the buildings and teachers. Last year some pupils beat up others during a lesson and posted a video of the attack on the internet. Teachers often fail to show up for work. But Moisés’s school is better than it was five years ago.
Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs