O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Berlusconi vem aí


Por Celso Lungaretti


Três notícias da semana sobre o premiê italiano Silvio Berlusconi, que estará chegando ao Brasil ainda neste mês de fevereiro:


em visita oficial a Israel, qualificou de "injusto" o Relatório Goldstone, já aprovado pela ONU, segundo o qual o estado judeu "cometeu crimes de guerra e, possivelmente, contra a humanidade", no início do ano passado, quando de seus ataques devastadores na faixa de Gaza. Para Berlusconi, Israel tinha "direito de se defender dos foguetes lançados contra seu país";


também somou sua voz à dos que pregam uma intervenção estrangeira no Irã, além de cometer o exagero de comparar Ahmadinejad a Hitler ("O problema de segurança é fundamental para Israel. Agora ainda mais, porque há um Estado que prepara uma bomba atômica para usá-la contra alguém. Um Estado com um líder que nos recorda personagens nefastos do passado");


enquanto isto, na Itália, sua bancada na Câmara dos Deputados conseguiu fazer aprovar um projeto de lei que, caso obtenha também a anuência do Senado, lhe permitirá driblar eternamente a Justiça, pois bastará alegar compromissos oficiais para não ser obrigado a atender as convocações judiciais.


É chocante que num país do 1º mundo, em pleno século 21, sejam sequer tentados tais casuísmos descarados.


Berlusconi, que já escapou pela tangente de ser punido pela cobertura política que dava à Máfia siciliana nos anos 90, aspira à impunidade sem inocência também nos processos de fraude fiscal e suborno dos quais é reu.


Abusando vergonhosamente de sua condição de primeiro-ministro, tenta escapar da Justiça mudando as regras do jogo, ao impulsionar a introdução de leis que o beneficiam.


Caso do projeto para que seja reduzido o prazo de prescrição de processos judiciais cujas penas totalizem menos de dez anos, à espera de votação na Câmara. Se transformado em lei, por coincidência, fará com que os processos contra Berlusconi prescrevam imediatamente.


A primeira tentativa que o Executivo e o Legislativo italianos fizeram para atar as mãos do Judiciário foi a promulgação de uma lei conferindo imunidade penal aos ocupantes dos quatro cargos mais altos da administração pública do país.


Isto mantinha Berlusconi a salvo dos processos judiciais até 2013, quando findará seu patético mandato.. Mas, o Tribunal Constitucional, instância suprema do Judiciário do país, varreu essa imundície -- que, entretanto, também estão tentando retirar da lixeira...


Celso Lungaretti é jornalista, escritor e ex-preso político. Mantém o blog "Náufrago da Utopia", é autor de livro homônimo sobre sua experiência durante a ditadura militar e colaborador do blog "Quem tem medo do Lula?"

Em 4 de Fevereiro de 1794, o Haiti foi o 1º país da América Latina a abolir a escravidão

Dicionário da Sônia*


4 de fevereiro
1758 Fundação da cidade de Macapá (AP).


1794 Haiti é o 1º país da América a abolir a escravidão.


1913 Nascimento: Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks, a costureira negra norte-americana, que se tornou símbolo do Movimento dos Direitos Civis, por se recusar a ceder o seu lugar no ônibus a um branco.


1927 Coluna Prestes conclui caminhada de quase 3 anos e 25.00 km, por 10 estados brasileiros.


1962 John Fitzgerald Kennedy, presidente dos EUA, determina o fim do comércio com Cuba, estabelecendo um bloqueio político e econômico.


1972 Discursos pacifistas de John Lennon levam o FBI a investigá-lo, colocar escutas em seus telefones, fazer ameaças e até infiltrar agentes entre os que lhe eram próximos, para colher motivos para ordenar a sua deportação.


1973 O sertanista Cláudio Villas-Boas contata os Kreen-Akarore, na Serra do Cachimbo, no Pará.


1989 Castigo a presos na 42 ª DP de São Paulo causa a morte de 18 detentos por sufocamento.


1994 Morte: Sergio Ribeiro Miranda de Carvalho, o Sergio Macaco, oficial de elite do Para-Sar, cassado pelo AI-5 por se recusar a cumprir ordens da ditadura de explodir o Gasômetro (RJ), para colocar a culpa nos opositores ao governo.


1999 Pedro Malan e Armínio Fraga se reúnem com Stanley Fischer em Brasília, e concordam em apertar ainda mais a economia, aumentando o superavit fiscal em mais 0,5% do PIB.


*Sônia Montenegro mantém o blog "Farmácia de Pensamentos" e é colaboradora do blog "Quem tem medo do Lula?".

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs