O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Faz-se dia (o reconhecimento do Estado Palestino)

"E o mundo vai ver uma flor / brotar do impossível chão" (trecho da música "Sonho Impossível", de Chico Buarque. Foto: Ana Helena Tavares)

Faz-se dia
  
Por Ana Helena Tavares(*)


Faz-se dia por onde passaram os filisteus
Faz-se dia sob o manto do humanismo
daqueles pra quem só a paz interessa
Faz-se dia e a manhã já se apressa
Clareia-se o sol sobre os filhos teus
Óh, terra maltratada pelo imperialismo

Os generais de Israel - e da América fel - ainda reclamam
após tantos fungos danosos à humanidade
cravando de mortes a terra onde Cristo escolheu viver
impedindo o broto de chegar à mocidade
fazendo vidas valerem menos que poder
e tapando o sol com balas de canhão

Faz-se dia sobre um mundo de muitos ventos
Costura-se a esperança como um jogral
A diplomacia flana ao sabor da arte
De quem nasceu pra misturar raças e credos
Sim, lágrimas em Gaza ainda jorram
O mal continua aí, por toda a parte

Mas o reconhecimento que vem da América que é gente
Das mãos de um ex-operário desse meu Brasil
E que até à Argentina já se fez chegar
Faz do dia uma possibilidade menos vil
Faz da noite dama menos prepotente
Faz do futuro algo viável de sonhar.

*Ana Helena Tavares é jornalista, escritora e poeta eternamente aprendiz. Editora-chefe do blog "Quem tem medo do Lula?".

Para contextualizar o poema, leia:

 

Argentina repete Brasil e reconhece Estado Palestino em fronteiras de 1967

Governo israelense critica decisão brasileira de reconhecer Estado Palestino

Americanos criticam Brasil por reconhecer Estado Palestino

Palestinos esperam onda de reconhecimento após decisão de Lula

Aécio anuncia outro PSDB em 2014

Por Ricardo Kotscho, em seu balaio

Em entrevista gravada para o programa Roda Viva, na tarde desta segunda-feira, o ex-governador mineiro e senador eleito Aécio Neves falou com entusiasmo de uma nova cara do PSDB para 2014, que em nada lembra o partido derrotado pela terceira vez consecutiva nas eleições presidenciais deste ano.

Este partido tem a cara dele, é claro, mas Aécio tomou todo o cuidado do mundo para não personificar a tese da ”refundação” do PSDB e não antecipar as discussões sobre o nome dos tucanos para 2014, antes mesmo que a presidente eleita Dilma Rousseff, tome posse.

Depois de três semanas de férias, o ex-governador voltou bronzeado, animado e afiado no discurso para assumir o papel de principal líder da oposição assim que o Congresso Nacional reabrir suas portas no começo de fevereiro.

JOBIM E SAITO - O DILEMA DE DILMA - É BRASIL OU BRAZIL?

JOBIM E SAITO – O DILEMA DE DILMA – É BRASIL, OU BRAZIL?


Laerte Braga


Os “estragos” causados pela pilha de documentos confidenciais do governo dos EUA divulgado pelo site WIKILEAKS começam a produzir efeitos em todos os cantos do mundo. Uma ordem para eliminar o fundador do site já foi expedida pelo governo de Obama (semelhante ao que costumam fazer fundamentalistas chamados de “terroristas”).

O WIKILEAKS atingiu alvos variados, um grande espectro de ações terroristas dos norte-americanos e como não poderia deixar de ser respingou no Brasil.

Dilma Roussef vive um dilema antes de sua posse. Mantém o ministro da Defesa, Nelson Jobim, notório agente norte-americano e o comandante da Força Aérea Brasileira (bate continência para Washington) brigadeiro Juniti Saito, ou espanta essas duas figuras que em tempos passados seriam chamados de traidores?

Do Alemão ao WikiLeaks


Todos os postes do Rio de Janeiro sabem que as bocas de fumo onde se comercializam as drogas só funcionam a pleno vapor porque policiais recebem propinas.

Por Mario Augusto Jakobskind (*)


O Tio Sam ficou nu

Por Hugo Cilo e Guilherme Queiroz, Isto é Dinheiro*

Os papéis secretos do WikiLeaks criam uma crise diplomática global, com revelações sobre o arsenal nuclear americano, as tentativas de intervenção em assuntos de outros países e envolvem até o Brasil. mas muitos dos segredos já eram notórios

Uma frase do século 16, atribuída a um autor desconhecido, dizia que a diplomacia era a arte de mentir de forma elegante. Até a última semana, no entanto, governos e diplomatas não eram vistos pelo mundo de forma tão desnudada. 

A divulgação de mais de 250 mil documentos confidenciais e despretensiosos telegramas entre chefes de Estado pelo site WikiLeaks trouxe à luz declarações comprometedoras que, em poucas horas, se alastraram da Patagônia à Sibéria. Entre as revelações há provas de que países como Turquia, Holanda e Bélgica abrigam armas nucleares dos Estados Unidos. 

O banqueiro que age em silêncio

Por Leonardo Attuch, Isto é Dinheiro*

Gabriel Jorge Ferreira, ex-presidente da Febraban, se especializou em costurar acordos complexos, como o resgate do PanAmericano e a fusão entre Itaú Unibanco. Seu segredo? Discrição absoluta.

São 16h36 da terça-feira 23 e o presidente do Citibank no Brasil, Gustavo Marín, desce pelos elevadores do edifício Tomie Othake, no início da avenida Faria Lima, em São Paulo. Ele vinha do 12º andar, onde funciona o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), uma instituição privada mantida pelos bancos, com quase R$ 30 bilhões em ativos e que tem como missão preservar a saúde do sistema financeiro, oferecendo cobertura de até R$ 60 mil aos depositantes. 

Marín havia acabado de se reunir com Gabriel Jorge Ferreira, presidente do FGC. Queria entender melhor o caso PanAmericano e sondar eventuais oportunidades para o Citibank – um banco que, em 2008, cogitou comprar o braço financeiro do grupo Silvio Santos. Naquele mesmo instante, um emissário do bilionário mexicano Ricardo Salinas, magnata da área de televisão, varejo e do sistema financeiro em seu país, chega à sede do SBT para um encontro com o apresentador mais famoso do Brasil e dono do PanAmericano. Ferreira não confirma nenhuma das informações – uma delas testemunhada pela reportagem da DINHEIRO na chegada ao edifício Tomie Othake e a outra apurada com antecedência. “Qualquer decisão de venda é do controlador, não nossa”, diz o presidente do conselho do FGC. Assim é Ferreira, um banqueiro que completou 75 anos em pleno turbilhão do caso PanAmericano e se caracteriza por ouvir mais do que falar. Foi essa qualidade que lhe permitiu testemunhar – e também conduzir – alguns lances decisivos na história do sistema financeiro.

Lula e os emigrantes no Itamaraty

Lembrei-me de Lula, no amplo auditório das Nações Unidas, sendo aplaudido de pé por sindicalistas de todo mundo, em standing ovation como se fosse um super-star. No passado, diziam ser Garrincha a alegria do povo, mas pelo jeito, agora é Lula essa alegria, desse povo que vem retirando da miséria e ao qual vem restituindo a dignidade. Não acredito em deuses nem em ídolos, mas esse homem carismático, logo ex-presidente, é o melhor presidente que já teve o Brasil.


Por Rui Martins (*)

56 anos depois... A bandeira do Brasil é desfraldada na fachada do Palácio do Catete

Fotos: Ana Helena Tavares (registradas no Flickr)





Fugindo do calorão, passeei pelos jardins do Palácio do Catete, que hoje é um centro cultural, abrigando o Museu da República, além de uma livraria e sala de cinema. Sou frenquentadora antiga, mas, pela 1ª vez, me deparei com nossa bandeira majestosa a dar boas-vindas. O local tem uma energia ótima e um eterno cheiro de chimarrão.

Ana Helena Tavares

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs