O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

sábado, 17 de julho de 2010

"Espelho": Ameaças ao farol de Santa Marta (SC)

“E orgulho de seu filho ser igual seu pai
Pois me beijaram a boca e me tornei poeta
Mas tão habituado com o adverso
Eu temo se um dia me machuca o verso
E o meu medo maior é o espelho se quebrar” (João Nogueira)


Por Raul Longo (*)

Apesar de ter explicado que não houve ameaça, é tanto de gente que telefonou e escreveu só por conta de eu ter contado do sujeito que me xingou pelo telefone que não vou dar conta de agradecer e tranquilizar todo mundo.

Então tô repassando aí a msg e a resposta para um casal de amigos muito queridos lá de Curitiba, usando-a como demonstração aos demais de que não há razão de susto. Se houver, aviso. Se não avisar, só faz reafirmar a necessidade de mudarmos essa história ao reverso. Já temos em que ou em quem nos espelhar, embora alguns dos que menos se esperava pareçam não gostar da imagem que tanto nos agrada.

A vaidade será de quem se mira, ou de quem quer se enxergar acima das qualidades do reflexo deste Brasil tão mais límpido? Por que, agora, embaçar?



Ô Queridos:



Minha defesa é a internet. Os blogs que me publicam, os amigos que repassam meus textos, assim como vocês. Esses incomodados com o que digo e escrevo, sabem disso.



Podem até entender que isso da morte ser lucro, não passa de bravata (e, em verdade, é mesmo), mas sabem que para eles seria um prejuízo maior. E quanto mais me pronuncio, isso mais aumenta.



Além do que, não sou o único. Ontem mesmo estive em reunião numa associação de moradores daqui do norte da Ilha, mas havia gente de todos os bairros e praias. Cerca de 50 pessoas numa noite gélida, reunidas por diversos motivos de uma única ação: depreciação. Depreciação de patrimônio imobiliário, depreciação de patrimônio cultural, depreciação de patrimônio humano, depreciação de patrimônio ambiental, depreciação de patrimônio social, etc., etc., etc.



Do extremo norte ao extremo sul da Ilha e mais alguns do continente, todos eram de Florianópolis. Ainda que não presentes, munícipes de Governador Celso Ramos, vizinho à Biguaçu, enviaram cópia de documento entregue ao Ministério Público Federal como manifestação em defesa das centenas de famílias de pescadores e criadores de camarão que terão os meios de sobrevivência extintos; além de comunicados de representantes dos maricultores de todo o estado anunciando intenções de mobilização e manifestações junto às populações de seus municípios e capital.



Conforme informou a Epagri , empresa de pesquisa agropecuária daqui de Santa Catarina, são 689 maricultores cadastrados em todo o litoral, sendo 187 apenas aqui na Ilha que produz cerca de 600 tnt. de mariscos e 1.301 tnt de ostras. Para que dimensionem: só no município de Palhoça a produção de mexilhão é de 5.930 tnt.



Palhoça é mais ao sul, já saindo da área do canal entre a Ilha e o continente, mas se as safras anuais são afetadas pela temperatura das águas trazidas e levadas pela correnteza marítima entre trópico e ártico, se pode calcular o efeito do que o RIMA da OSX displicentemente aponta como “tintas, solventes, aditivos e outros fluídos”. E para ter noção do universo que isso representa, é preciso lembrar que esses 689 maricultores (castrados, com os que não ainda não o são talvez chegue a mil) são a base de uma cadeia que se estende aos que fabricam e confeccionam as malhas de redes e lanternas, os que produzem uma série de equipamentos correlatos: guindastes, barcos, motores, poitas, etc.; os que transportam, armazenam, processam e servem estes produtos; garçons, comerciantes, proprietários de restaurantes, etc., etc., etc.



O lamentável, queridos, é nosso Ministro da Pesca e nossa candidata Ideli se unirem a Paulo Bornhausen e Raimundo Colombo do DEM, à Ângela Amin do PP e ao Leonel Pavan do PSDB, numa coesa força tarefa para pressionar a Ministra do Meio Ambiente em defesa desse empreendimento que promete 4.000 empregos, mas não conta quantos irão desempregar inviabilizando atividades tradicionais e centenárias como a pesca e, através das quais, por gerações se desenvolveu e construiu toda uma cultura em suas múltiplas manifestações.



Não contam quantos serão desempregados no setor turístico. Não contam que a maior parte dessas 4.000 vagas serão ocupadas por mão de obra mais treinada entre os excedentes da Baixada Fluminense, Baixada Santista e outras localidades próximas às atividades portuárias e de indústria náutica, que aqui inexistem desde que a navegação de embarcações de profundo calado foi aqui descartada e desaconselhada, lá pela década de 40.



Sabem porque descartaram a possibilidade de construção de porto em Florianópolis? Pela mobilização do leito lodoso deste canal a exigir permanente dragagem e, sobretudo, pela presença do arsênio que, em situação inerte como está, não apresenta risco algum à ninguém. Certamente meu amigo Antônio sabe perfeitamente as consequências da lixiviação desse elemento, provocada por constantes dragagens a rebaixar os níveis do profícuo lençol freático da região.



Antônio sabe. Mas nossos políticos se limitam em previsões de verbas de campanha.



Daí que em uma dessas reuniões, escuto alguém questionando: “- Como pode o Ministro da Pesca incentivar a inviabilização da pesca?”



Não disse nada, nem poderia. Como, se em pleno ano eleitoral, a equipe do governo Lula se mete com o investigado pela Operação Toque de Midas da Polícia Federal? Investigação que inclui ou incluía financiamentos ilícitos de campanha eleitorais!



Esse tipo de suspeitas, mesmo quando comprovadas, jamais desestimulou os políticos do DEM, PP ou PSDB, mas será possível que os do PT ainda não aprenderam, mesmo com o exemplo do Mensalão do PSDB do Azeredo e o do Delúbio? Vão cair na mesma ratoeira, outra vez!?



Também ouvi em outra reunião: “- Onde fica o meio ambiente pelo qual essa Ministra se responsabiliza?”



E até alusão ao Ministério do Trabalho que apesar de sequer ter se pronunciado sobre o estaleiro da OSX (e não OMX como erroneamente grafei antes), mas por lembrança de um pronunciamento do advogado da CUT, publicada no Brasil de Fato de 15 de julho último, sobre a paralisação grevista dos trabalhadores canadenses de uma das empresas do conglomerado multinacional de Eike Batista.

Está lá na matéria da Brasil de Fato, as palavras do Guilherme Zagalo, advogado da CUT:

“Eles pagam baixos salários, muitas vezes abaixo do mercado. Tem uma grande massa de trabalhadores com padrão de sobrevivência muito baixo, dão pouca atenção à saúde e à segurança do trabalhador e têm pouco respeito às comunidades atingidas”

De forma que não fiquem muito preocupados, amigos. Até porque o sujeito bravo que me ligou, como contei ali, não chegou a fazer qualquer ameaça, limitando-se aos xingamentos a que todos estamos acostumados em nossa longa defesa de Lula, desde quando candidato. E não levem a sério minha bravata sobre o lucro da morte, embora não tenha sido de todo inconsequente, pois a indisposição da população de toda a região vem crescendo de tal forma que se alguém tiver a má ideia de me providenciar qualquer malefício, é provável que eu vire herói.

Tenho recebido tantos telefonemas e mensagens daqui da cidade e do estado, de todo o Brasil também (como essa de vocês), e até do resto do mundo, que dá impressão de que se algo me acontecer vou acabar como nome de algum logradouro público em memória a uma das maiores ameaças sócio/ambiental já impostas à história de Santa Catarina.

Seria horrível, pois presumo que se isso de fato acontecesse provavelmente seria por iniciativa de um vereador do DEM ou do PSDB, todo pimpão por me ver obrigado a criticar esse empenho da equipe do nosso querido governo em atirar no próprio pé. É por esse lado que o que mais preocupa, realmente, é a Ideli.

Não apenas por ter me deixado sem palavras para defendê-la, mas principalmente por sua imagem junto à população. Tanto nos esforçamos por defendê-la das degradações promovidas por esses mesmos personagens aos quais agora se alia por verbas eleitorais que resultarão em degradação muito maior de nossa Ilha e de todos os catarinenses do entorno!

Fazer o quê? Enquanto não se mirarem em Luís Ignácio Lula da Silva e não aprenderem que a verdadeira política não se limita em corridas por meras vitórias eleitorais, sempre teremos, em todos os partidos, sucessões de negociantes eventuais sem qualquer significação histórica como a do já saudoso e sempre querido pau-de-arara.

*Raul Longo é jornalista, escritor e poeta. Mora em Florianópolis (SC), onde mantém a pousada “Pouso da Poesia“. É colaborador do blog “Quem tem medo do Lula?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs