O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A suposta (e suspeita) agressão a Serra



http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1359876-7823-JOSE+SERRA+E+ATINGIDO+NA+CABECA+DURANTE+ATO+DE+CAMPANHA+NO+RIO,00.html

Imagens do incidente com Serra, no Rio, revelam que candidato não foi agredido. Ao invés de apurar, mídia procura tranformá-lo em vítima

Do site "Outras Palavras"

Transformadas pela candidatura de José Serra na disputa de mais baixo nível desde a redemocratização do país (leia post abaixo), as eleições presidenciais trarão novos sustos, nos próximos dias. O mais recente é a exploração do incidente que envolveu, esta tarde, o candidato e um grupo de ex-agentes de Saúde (os “mata-mosquitos”), no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro. Um empurra-empurra, no qual aparentemente os agressores foram seguranças da campanha do PSDB, está sendo manipulado por algumas emissoras de TV e portais de modo a tratar Serra como vítima de uma “agressão praticada por petistas”.

O texto abaixo descreve o incidente, na ótica do bloguista Flávio Loureiro, ligado ao PT. É parte de uma história que precisará ser contada a partir de muitos ângulos. Muito antes de apurar os fatos, porém, parte da mídia tradicional está produzindo uma narrativa imagética que os interpreta de modo tendencioso. O filme acima, produzido pela própria TV Globo, está sendo preterido — tanto nessa emissora quanto em outras — por uma imagem estática, em que José Serra leva as mãos à cabeça.

O filme revela que o candidato não sofreu nada que se possa chamar de agressão. No máximo, segundo alguns relatos, um rolo de fita crepe chocou-se com sua cabeça. Serenamente, ele a alisa. Não revela dor nem preocupação. Entra numa van e acena sorridente.

A foto pode produzir comoção, por mostrar alguém que leva as mãos à cabeça, para se proteger. Não está claro, porém, em que circustâncias ou em que momento foi feita.

A apuração jornalística rigorosa — inclusive sobre as agressões sofridas pelos mata-mosquitos — é necessária e urgente. Trocá-la pela vitimização barata do candidato é antijornalismo da pior espécie.

Abaixo, o relato de Flávio Loureiro:

Prezados (as)

Acabei de conversar com companheiros petistas que se envolveram no incidente e soube o seguinte:

1 – Serra marcou uma caminhada no calçadão de Campo Grande com forte aparato de segurança.

2 – O sindicato dos mata-mosquitos, demitidos na época em que Serra era ministro da Saúde de FHC, se localiza nas imediações.

3 – O processo de demissão dos mata-mosquitos foi traumático, a ponto de trabalhadores perderem tudo, e foi registrado cinco sucídios entre os mata-mosquitos demitidos.

4 – Portanto, a categoria tem ódio mortal de Serra e se organizaram para manifestar contra a presença dele no calçadão de Campo Grande.

5 – Os petistas da região, que organizam panfletagens no calçadão, sabendo do quedro, foram para lá evitar confrontos.

6 – Mas os seguranças de Serra, liderados por Júnior, filho da vereadora e deputada estadual eleita Lucinha (PSDB), rasgaram os cartazes dos mata-mosquitos, aí o tumulto começou. Vale lembrar que a comitiva de Serra estava distante do local do conflito, mas Serra foi visto entrando numa Van sem qualquer ferimento.

7 – O miltante petista, Carlos Calixto, lotado no gabinte da dep. Inês Pandeló, foi agredido teve o supercílio rasgado, e ainda sangrando foi para a Delegacia Policial registrar a ocorrência.

8 – Segundo o militante petista Sebastião Moraes, a confusão só não foi maior, porque a tropa de mata-mosquitos que vinha se incorporar à manifestação, chegou atrasada, mas saiu em perseguição à comitiva de Serra. É bom que eles não tenham alcançado a comitiva, caso isso ocorra novos conflitos a vista, para a exploração política de Serra.

9 – O pessoal mata-mosquitos que estava na manifestação não tem vínculo com o PT. Eles têm dois sentimentos básicos, paixão por Lula que os reincorporou e ódio por Serra/FHC que os demitiu.

Abs,
Flávio Loureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs