O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O obscuro mundo branquinho, branquinho dos mineiros da Sérvia no Festival de Locarno

.

Rui Martins - para a nossa Agência Assaz Atroz

O cineasta sérvio Oleg Novikovich afirma, no início do encontro com a imprensa, que seu filme Beli Beli Svet (na competição no Festival de Locarno) não é político, mas sim de relações humanas e amor, porém, não nega o evidente, as questões sociais nele mostradas, e seu epílogo, inspirado de tragédia grega, é um canto coral operário, onde se ouve «nossa mãe é a miséria e nossa irmã a pobreza»

O cenário é a cidade de Bor, região mineira sérvia, que, como em outros países, reúne os operários subterrâneos, unidos, corajosos, mas isolados e sujos. A pobreza crônica faz com que seus problemas familiares acabem por se transformar em dramas cotidianos, com as frustrações e decepções alimentadas pelos pequenos vícios dos operários – o álcool de má qualidade, cerveja barata e cigarro de arrebentar peito. Se resta um pouco de energia, depois de sair dos buracos das minas, faz-se sexo familiar ou sexo avulso que pode se transformar em tragédia. Ou simplesmente se amarga alguma decepção amorosa.

Essa situação de cidade mineira se tem agravado, comenta o cineasta, com a implantação do capitalismo (a Sérvia foi um dos últimos países a deixar o comunismo na Europa) «como está ocorrendo atualmente em todo mundo». Para ele, Bor, antes era uma cidade em desenvolvimento, hoje é uma cidade devastada e decadente, típica de uma fase pós-industrial, com as minas abandonadas e a poeira colada nos tetos e paredes das casas dando-lhe um aspecto de ruína geral.

«De certa forma, essa decadência é provocada pelo capitalismo selvagem e sua globalização, diz Novikovich, pois é o mesmo quadro que se vê em outros países. Mas não considero este filme um filme negro, pois os personagens querem encontrar uma maneira de viver sua vida e exercer sua energia vivante».

Nesse quadro, há o personagem central apelidado de King, que emigrou quando jovem, retornou alguns anos depois e comprou um bar. Solitário, de poucas palavras, tem uma moto e uma história sombria – tivera um caso com a mulher do seu melhor amigo, a crise levou-a a matar o marido e a ser condenada a alguns anos de prisão. Libertada, um tanto envelhecida, pensa em ficar com King, mas sua filha, jovem alcoólica e rebelde, a precede.

Só que sua mãe guardara um segredo, revelado tarde demais – ficara grávida na época de sua infidelidade e sua filha Ruzica não era filha do marido, mas do amante. Ruzica vivia, portanto, um caso de amor carnal, forte, violento, mas incestuoso com o próprio pai, que, ao saber, se suicida. Um drama da classe operária, no fundo conservadora, submissa aos seus tabus e incapaz de transgredi-los como na mitologia grega.

____________________________

[Indicação de vídeo p/Assaz Atroz: http://www.youtube.com/watch?v=zmVO_Dia91A
Vídeo postado no Youtube, sem descrição do conteúdo; arriscamos dizer que se trata de trecho do filme Beli Beli Svet que concorre no Festival de Locarno]
____________________________

Rui Martins é ex-correspondente do Estadão e da CBN, após exílio na França. Autor do livro “O Dinheiro Sujo da Corrupção”, criou os Brasileirinhos Apátridas e propõe o Estado dos Emigrantes. Vive na Suíça, colabora com os jornais portugueses Público e Expresso, é colunista do site Direto da Redação. Colabora com a Agência Assaz Atroz e com este "Quem tem medo do Lula?".

____________________________

Para melhor entender Beli Beli Svet, assista...



Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

.

PressAA

Agência Assaz Atroz

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs