O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Eles não contavam com programas do tipo Bolsa Família

.


JEAN VALJEAN

Lúcia Nobre(*)

Era um rapazinho quando tentou roubar um pão na padaria. Seus sobrinhos estavam com fome e ele não encontrou diferente alternativa. Ficou preso durante dezenove anos. Pagou pelo crime da intenção de levar o pão. Vivia com a irmã que não tinha condições de alimentar os filhos. Resolveu aliviar a fome dos sobrinhos e não deu certo a tentativa.

Quando saiu da prisão procurou um local para jantar e dormir. Mais uma tentativa frustrada, ninguém na cidade o acolheu. Não poderiam acreditar em alguém que havia sido acusado. Ele era uma afronta àquela sociedade. Não encontrando pousada, deitou-se em um banco da praça vencido pelo cansaço. Passou uma senhora e o convidou para acompanhá-la. Ela tinha certeza que alguém o acolheria. Levou-o a casa do patrão que o recebeu com boa vontade. O dono da casa mandou servir o jantar ao homem, tratando-o como um ilustre convidado. Que fosse colocada a melhor toalha e a prataria que só era utilizada em momentos especiais.

O hóspede estava feliz com a cordial acolhida. Além do bom tratamento, tomara uma sopa gostosa e quentinha, coisa rara em sua vida. O anfitrião colocou o homem para dormir no quarto de hóspedes, vizinho ao cômodo que guardava uma prataria valiosa. No outro dia, logo cedo, o homem parte e nem se despede. A prataria permaneceu no mesmo lugar. O hospedeiro mandou procurar o homem e lhe presenteou o conjunto de utensílios de prata. Aconselhou que vendesse. Daria para sua sobrevivência por algum tempo. O homem levou a prataria, agradeceu e partiu. Recomeçaria uma nova vida, longe dali.

Mesmo em outra cidade a polícia perseguiu o homem e o prendeu. Estava levando algo valioso. Na opinião do policial, os objetos preciosos eram frutos de roubo. Uma vez ladrão, sempre ladrão. O homem não desejava terminar seus dias em uma prisão. Fugiu e foi para outra cidade com nome falso e disfarce. Trabalhou e ajudou aos necessitados. Foi eleito prefeito da cidade. Novamente foi descoberto pelo policial que o perseguia. A prisão do prefeito tornou-se um escândalo na cidade. Em menos de duas horas esqueceram o bem que praticara.

O homem evadiu-se da cadeia, procurou uma pessoa de sua confiança e mandou entregar ao bispo os dois castiçais que dele ganhara. Pede que esse pague o seu processo e ajude os pobres. Mais uma vez parte para escapar do policial. Não almejava tal sina. Valjean será sempre perseguido.

Victor Hugo 1802-1885. Já falava a linguagem do tempo presente, ou seja, do nosso tempo. Acontecimentos de sua época repetem-se hoje. Sua obra reflete com profundidade a condição humana e todos os níveis da sociedade, dos nobres aos excluídos. Suas personagens possuem vida própria, são capazes de denunciar miséria, injustiça e necessidade de construir um mundo melhor. E os mensageiros atuais? Fazem sua parte? Plantam a semente do bem na tentativa de construir um mundo melhor? Segundo Freud, o escritor criativo devaneia e transpõe para sua escrita as coisas como ele acha que deveriam ser.

Do livro "Os miseráveis" de Victor Hugo.

Alagoas [de Graciliano Ramos] na Net

_____________________________

(*)Maria Lúcia Nobre dos Santos, professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas e Rede Municipal de Ensino de Maceió. Autora do livro “Do índio a Collor”. Sergasa, 1992: resumo dos principais acontecimentos políticos, econômicos e sociais do Brasil. Especialização e Mestrado em Letras. Área de Concentração: Literatura Brasileira/UFAL. Dissertação do Mestrado: “A recriação do sertão no verso e na prosa - A harmonia da arte popular e erudita: uma incursão na tradição cultural brasileira na contística de Guimarães Rosa”, UFAL, 1999. Redação que se transformou no livro: A Arte Rosa do Popular ao Erudito. Edufal, 2000. Articulista, colabora com revistas e jornais impressos e internéticos. Perfil mais amplo de Lúcia Nobre pode ser lido no Portal Maltanet

_____________________________

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

.

PressAA

Agência Assaz Atroz

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs