O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Confirmado: derrubem a Dilma e cairá o Jornal Nacional

"O governador Carlos Lacerda no seu gabinete,
metralhadora sobre a mesa, atento para a luta
contra João Goulart." (Livro do Ano Barsa - 1965)












De que vivem golpistas senão daqueles a quem atacam? O que seria de Casoy sem “os mais baixos na escala do trabalho”? Ou o que seria de Lacerda sem Vargas? O filósofo romano Sêneca definiu a raiva como “loucura temporária”. É grande a raiva da mídia conservadora contra um presidente que saiu do Nordeste num pau-de-arara. É igualmente grande esta a raiva contra uma candidata que na ditadura estava em trincheiras opostas as deles. E se ela não ganhar? A loucura acaba por 4 anos e, convenhamos, a sanidade não vende jornal nem, muito menos, “dá Ibope”. Derrubem a Dilma e cairá o Jornal Nacional.


Por Ana Helena Tavares (*)

Vivemos um processo em que são colocadas frente à frente duas visões do que seja democracia. A esquerda defende que o monopólio midiático fere a democracia; a direita defende que feri-la é permitir que a sociedade a controle.
Ora, que tipo de imprensa – que tipo de elite intelectual – é esta que tem medo da sociedade? Por que as mentiras dos políticos têm que ser punidas com rigor e as mentiras das capas de jornais e revistas podem ficar impunes?

A briga é velha. Por vinte anos, a direita ganhou, calando a mesma imprensa que hoje defende. Deprimente é ver pessoas que lutaram bravamente contra o arbítrio dos militares e hoje não se acanham em se alinhar ao ideário golpista.

Anteontem, 22 de Setembro de 2010, quase na mesma hora em que o ex-Gabeira, aproveitando a onda, foi palestrar pros milicos de pijama (ah, se Stanislaw fosse vivo! Febeabá puro!) teve lugar em SP o "Manifesto em Defesa da Democracia". Um quórum risível, tanto que, espertamente, os jornais não publicaram a quantidade de público e só deram fotos em close. Obviamente, se fizessem tomadas do alto, ficaria visível o fiasco.

Em resposta, Lula deu uma entrevista para o site Terra em que disse algo de tal maneira verdadeiro que faço questão de publicar em negrito e caixa alta:
"EU DUVIDO QUE EXISTA UM PAÍS, NA FACE DA TERRA, COM MAIS LIBERDADE DE COMUNICAÇÃO DO QUE NESTE PAÍS, DA PARTE DO GONERNO".
Sem sombra de dúvidas, se o nosso presidente fosse o ditador que pintam, muita gente estaria em apuros. Já Serra tem um histórico invejável de destratar jornalistas. Se você não conhece este lado do nobre tucano, assista a este vídeo educativo:
Em contraponto à visão deturpada apresentada pelos neodemocratas do Largo de São Francisco (local do manifesto), ocorreu ontem, 23 de Setembro de 2010, também em SP, na sede do Sindicato dos Jornalistas, o “Ato contra o Golpismo Midiático”. Convocado pelo “Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé” - e não pelo PT, como afirmam os jornalões, na ânsia de deslegitimá-lo - era lá que eu estaria caso morasse em SP.

O golpismo dos nossos conglomerados midiáticos é nítido. Visível a olho nu. E aí mora o problema: tem gente que prefere mil vezes as viseiras de seus interesses.

O diabo para eles é que o vínculo entre golpistas e perseguidos é de uma dependência umbilical. A vida dos golpistas de nada vale, nada do que eles fazem têm a mesma graça, nem é tão atrativo aos outros, sem alguém para ser objeto de obsessão. Aproveito o momento para republicar o texto abaixo, em que falo exatamente desta relação.
Derrubem a Dilma e cairá o Jornal Nacional


O que era o jornalismo político na época de FHC? Era a política como jornalismo ou o jornalismo como política?

Sei que era chocho, sem graça, recatado. Tímido mesmo. Hoje? Ano eleitoral, com uma ex-guerrilheira na disputa? Ah, a coisa anda bem diferente. Saíram das tocas aos montes.

Eliane Catanhede, por exemplo, gravou um vídeo para a “Folha” toda buliçosa, se achando a tal porque contava ao mundo uma “novidade”: a direita não suporta cheirar o povo. De acordo com a grande revelação, tucanos e demos se aproximam, sim, da massa, quem diria, mas só da “massa cheirosa”.

Descobriu a pólvora. É um crânio. Pelo raciocínio apresentado, perfume francês, do tipo que usam os doutores da Sorbonne, é o suprassumo do agradável. Mas há uns bem mal-cheirosos. Tanto que nem seus colegas de partido o admitem ter por perto.

A direita não tem o candidato que gostaria, mas a única opção dos direitistas, que fogem de FHC como o diabo da cruz, é José Serra e é a ele que se agarrarão até a última gota de veneno. E não é preciso ser nenhum crânio para assistir ao veneno sendo destilado em pleno horário nobre. Recentemente, a “Vênus platinada”, apelido mais íntimo do que plim-plim, não se acanhou em veicular mensagem subliminar de apoio a José Serra, em vídeo comemorativo dos seus 45 anos de defesa daquilo que Dr. Roberto chamava de democracia. Mas já lá se vão os tempos do empresário midiático que se julgava no poder de jogar pôquer com a sociedade. Numa incrível demonstração de que sabe que já não consegue manipular como antes, a emissora passou recibo e tirou o vídeo do ar. Mas, a direita não há de se sentir órfão, o Jornal Nacional perde audiência, mas, enquanto tiver a quem atacar, não perderá a pose.

O maior câncer que pode haver para a imprensa é o jornalismo/empresa e o pior mesmo é saber que essa doença já é antiga e já virou metástase. Com uma oposição que só pensa em cheirar seu próprio umbigo, mas nem por isso o lava, e uma grande imprensa que ganhou o pertinente nome de PIG (Partido da Imprensa Golpista, expressão imortalizada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim e criada pelo deputado Fernando Ferro, do PT, em “homenagem” ao jornalista Ali Kamel), fica difícil pensar no Brasil como um país de todos.
Enquanto não houver uma real democratização da imprensa brasileira, com a quebra de concessões que privilegiam a poucos, a Folha, por exemplo, não terá pudor em brincar a seu bel prazer distorcendo a todo momento declarações de quem, para eles, será eternamente uma “terrorista”. Sabem o que é “liberdade de expressão” para a família Frias, Marinho, Civita e companhia limitada (põe limitada nisso!), cujos editorias já têm candidato há muito tempo? É mentir em manchete, fazer mea-culpa de pé de página, e ficar tudo por isso mesmo. Venderam jornal com a mentira, depois o desmentido ninguém lê. É muito mau-cheiro.

E o que dizer da menina dos olhos da família Civita, também conhecida nos bastidores da imprensa como “a sujíssima”? Um certa revista semanal que seria capaz de malabarismos para provar por a mais b que o Tietê é limpo se disso dependesse a derrubada da candidatura Dilma. É claro que o mau-cheiro exalado pela high society não interessa à Veja. Interessa colocar um quilo de maquiagem no candidato escolhido, moldar nele um sorriso a la Obama, fazer uma capa colorida neon e decretar que ele é o “Pós-Lula”. Há panfletos publicitários mais imparciais.

O maior pecado do jornalismo não é ser parcial, já que a imparcialidade total nenhum ser humano é capaz de alcançar. O maior pecado, portanto, é a arte da cara-de-pau. A daqueles que se vendem como imparciais sem ser. Que sorriem para o povo e o apunhalam pelas costas. É isso o que o PIG faz, por isso é PIG. Inclusive, ultimamente, também é isso o que os EUA têm tentado fazer com o mundo. Só que não há império que dure pra sempre.

Quando Vargas se suicidou, aquele a quem os golpistas de hoje tentam imitar com bem menos talento há de ter batido no peito: “Foi por minha causa”. Mas não foi. E, nos anos JK, um presidente “bossa nova”, muito mais preocupado com a construção de Brasília do que com a enxurrada de porradas que levava diariamente da imprensa, Lacerda nunca mais foi o mesmo.

Um país que dê certo é o que, do alto de sua hipocrisia, todo os golpistas sempre dizem querer. Mas o que é “dar certo” para eles? É seguir eternamente os passos do Tio Sam? Uma real independência não é feita de um grito em cima de um cavalo. Requer longos e dolorosos processos históricos para ser concretizada. A nossa, sem duvida, está até hoje em construção. Avançou muito nos últimos 8 anos e, ao mesmo tempo que isso fere aos amantes da submissão, é essa ferida que os move.

O filósofo romano Sêneca definiu a raiva como “loucura temporária”. É grande a raiva da mídia conservadora contra um presidente que saiu do Nordeste num pau-de-arara. É igualmente grande esta a raiva contra uma candidata que na ditadura estava em trincheiras opostas as deles. E se ela não ganhar? A loucura acaba por 4 anos e, convenhamos, a sanidade não vende jornal nem, muito menos, “dá Ibope”.

Derrubem a Dilma e cairá o Jornal Nacional.

Ana Helena Tavares, jornalista por paixão, escritora e poeta eternamente aprendiz. Editora-chefe do blog "Quem tem medo do Lula?"

A charge, desenhada ontem (23/09/10), é do Carlos Latuff. E a ele também agradeço pela dica da foto do Lacerda.

Um comentário:

Fernando Claro disse...

Caríssima Ana, tudo bem?

"Só que não há império que dure pra sempre."

A história comprova esta assertiva!

Parabéns!!!
Claro

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs