O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

sábado, 3 de julho de 2010

Um Índio sem apito


O vice na chapa de Serra abusa do fato de ter sido um dos relatores do Ficha Limpa. Como se não bastasse partidarizar um projeto da sociedade, o primeiro parlamentar a questionar o texto foi um senador do DEM, partido do deputado

Nas Entrelinhas
Correio Braziliense - 03/07/2010

Há poucas coisas tão pedantes quanto um colunista fazer referência aos próprios textos. “Como eu disse no último artigo” ou “eu avisei no dia tal que isso iria ocorrer” são frases de lascar. Hoje, porém, não tenho como escapar da autorreferência, perdoe-me. Farei menos por vaidade e mais por arrependimento. Explico. Há três semanas, publiquei aqui uma nota sobre o julgamento da lei do Ficha Limpa no Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Disse eu, em determinado momento: não está nos anais do Congresso o que vai ter de parlamentar tentando se passar por peça fundamental na aprovação do texto. E continuei: o projeto Ficha Limpa foi uma iniciativa da sociedade civil organizada, sem vínculo político-partidário. Não pode ser usado como bandeira de propaganda política.

Escrevi aquilo pensando num deputado do baixo clero, conhecido e votado por menos de 100 mil pessoas no Rio. Decidi não citá-lo nominalmente por acreditar que tal ato seria irrelevante. O que valia era o simples alerta aos leitores-eleitores, não necessariamente os do Rio. Daí o arrependimento. O tal deputado, o Índio da Costa (DEM-RJ), hoje é vice-candidato na chapa do tucano José Serra. Se tivesse bola de cristal — seria impossível ter qualquer informação para cravar Índio como vice de Serra há três semanas —, não cometeria tal erro. Mas, agora, de uma hora para outra, o sujeito saiu do ostracismo e virou celebridade. Não é todo dia que alguém se torna vice de um dos grupos favoritos a levar a eleição.

Enquanto era candidato à reeleição à Câmara, Índio da Costa usou e abusou das referências ao texto do Ficha Limpa. Continuará usando e abusando durante a campanha para a Presidência. É do jogo um parlamentar lembrar um projeto aprovado que resultou em benefícios aos eleitores da sua base eleitoral. O que diferencia o Ficha Limpa da maioria dos outros projetos é que ele foi montado pela sociedade. Um texto assinado por 1,6 milhão de pessoas, que desejavam, de forma muito clara, o fim dos corruptos nas urnas. Um sonho distante e até pueril, mas que acabou sendo possível — não por obra de parlamentares, mas por vontade do distinto público. Se os políticos não tivessem atrapalhado tanto a tramitação, talvez até o projeto tivesse ficado melhor.

Tirar proveito de tal projeto é, assim, valer-se de uma esperteza eleitoreira. O mais admirável é que tal estratagema funcionou, pelo menos para o deputado Índio. A ponto de ser ungido vice do DEM na chapa de Serra. Tá certo: uma das análises sobre a escolha do político fluminense estaria na certeza dos demos de que Serra perderá a eleição e por isso a falta de uma disputa sanguinária pelo cargo de segundo do tucano. A estratégia, nesse caso, seria, desculpe o trocadilho, cacifar Índio para a prefeitura do Rio em 2012. Maldades à parte, Índio chegou ao palanque tucano por conta da idade — como se sabe, tem 39 anos e rejuvenesceria a campanha — e por ter sido um dos relatores do Ficha Limpa.

No início de maio passado, entrevistei o deputado em um programa de televisão. Questionei-o sobre o fato de ele partidarizar o Ficha Limpa, transformando-o num projeto do DEM. Índio se defendeu e disse que o PT, por exemplo, foi contra o texto durante boa parte da tramitação e só apoiou o projeto nos minutos finais. Na última quinta-feira, o primeiro parlamentar a questionar a lei e conseguir uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para registrar a candidatura foi o senador Heráclito Fortes. E você já sabe qual é o partido do parlamentar: o DEM, o mesmo de Índio da Costa.

Outra coisa
Uma pergunta um tanto capciosa, eu sei. Mas quando o próximo presidente fizer uma viagem internacional, você, meu caro leitor, vai querer no posto Michel Temer ou Índio da Costa?

---------- // ----------

=> A "sugestão de filme" é do blog da Juliana Weis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs