Brasília – Em campanha pelo fim do embargo a que é submetida desde 1962, Cuba conseguiu hoje (25) o apoio do governo da Espanha. O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Trinidad Jiménez, pediu à União Europeia (UE) que estabeleça uma "nova relação" com Cuba a fim de colaborar com o fortalecimento do “processo de reformas” no país. Jiménez fez o pedido durante reunião do Conselho de Ministros dos Assuntos Europeus, em Luxemburgo.
As informações são da agência estatal da Argentina, a Telam. Para o ministro espanhol, os primeiros sinais de mudanças em Cuba foram a libertação de dissidentes políticos e o anúncio de reformas econômicas. Segundo Jiménez, as iniciativas se referem à necessidade de uma nova relação" entre a União Europeia e Cuba.
"Se Cuba deu um sinal e efetiva alguns progressos, deverá também ser capaz de exibir o fortalecimento do processo de reforma", disse Jiménez. Ele se referiu ao anúncio do governo do presidente Raúl Castro de abrir o mercado de trabalho no país para uma série de atividades autônomas e a demissão de mais de 500 mil funcionários públicos.
Segundo o chanceler, é importante estabelecer novas bases para o relacionamento com Cuba. "É mais necessário do que nunca para encontrar um novo relacionamento que se baseia no respeito e na confiança", disse.
Edição: Juliana Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.
Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe