O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quando a política descamba...


Nota do QTML?: Confiram na imagem scanneada ao lado que o vídeo de que trata o texto reproduzido abaixo é tão inominável  que até o jornal "O Globo"  falou disso na capa de hoje, 23 de Setembro de 2010, assumindo que "o PSDB apelou para o discurso do medo".



--------------- // ---------------

Quando a política descamba...

Por Tadeu Breda, no site "Outras Palavras"

Não sei o que escrever para acompanhar o vídeo que segue. É tudo muito nebuloso na minha cabeça. Acredito que seja uma peça publicitária importante, que sem sombras de dúvida marca uma transformação na campanha presidencial do PSDB, DEM e coligados. É a passagem de uma postura agressiva e denuncista, com óbvios fins eleitorais, para uma atitude que ainda não sei como classificar.

A propaganda do Tiririca, perto disso aí, é um alívio democrático…

Enfim, eis o  link do vídeo:


Dentro de tanta estupefação, talvez caibam alguns comentários.


É curioso como o PSDB, apesar de destrinchar e tripudiar o PT e sua candidata à presidência, não destina nenhuma crítica a Lula. Pelo contrário, elogia sua capacidade conciliadora. Mérito político do ex-sindicalista? Incoerência da oposição? No vídeo, um sujeito de terno, barba postiça e barriga de travesseiro aparece segurando cães raivosos. Os rotweillers representam as “alas radicais” do PT, que, sugere o narrador, Lula conseguiu domar durante seu governo. A habilidade do presidente, portanto, teria garantido a vigência dos valores democráticos no país.

A alegoria dos cães nada mais é do que uma releitura da capa publicada pela Veja antes do segundo turno das eleições de 2002, em que uma coleira vinda do além tenta impedir o avanço de uma criatura infernal. Qualquer semelhança com o mitológico Cerberus não é mera coincidência. É um cão de três cabeças: Lenin, Stalin e Trotski, identificados por plaquinhas no pescoço, babam e esbravejam. É de tirar o sono…


Não é novidade para ninguém que Veja e PSDB atuaram em estreita parceria durante o governo Lula. Talvez por isso o vídeo utilize exatamente a revista, devidamente em chamas, para representar a imprensa que está ameaçada com uma eventual vitória de Dilma Rousseff. Outros exemplos são os grandes jornais do país — Folha, Globo e Estado. Um aparelho de rádio e um televisor também são calados e sufocados.

É curioso observar que, para ilustrar os ataques à imprensa, o PSDB tenha utilizado apenas grandes veículos de comunicação, os legítimos representantes das maiores corporações de mídia do país. Abril, Grupo Estado, Folha da Manhã e Organizações Globo. Quatro conglomerados empresariais que, juntos, chegam a praticamente todos os lares brasileiros, dos mais ricos aos mais pobres, e que por décadas definiram, com exclusividade, as linhas gerais da opinião pública.

Com a chegada da internet, porém, e sua popularização, hoje em dia há outras vozes a serem ouvidas. É possível que a hegemonia da grande imprensa esteja chegando ao fim — tomara. Claro, ainda falta um longo caminho pela frente. A influência dos veículos alternativos não faz nem cócegas na capacidade de inserção e alcance dos meios tradicionais. Mas o fato é que, antes, não era possível ter acesso a versões alternativas dos fatos cotidianos. Vigia a ditadura do discurso único. Agora — e, em boa medida, graças às publicidades oficiais — existe maior pluralidade de vozes.

Enfim, são opiniões difusas. Seria extremamente enriquecedor que cada um adicionasse pontos de vista aos meus. O espaço dos comentários está aí para isso. De qualquer maneira, fica aqui o registro do dia em que as ideias políticas da ala conservadora brasileira definitivamente foram anuladas pelo marketing e, pior, pela pixação falaciosa, pela tentativa de amedrontar a classe-média tradicionalista — que é quem ainda teima em votar no PSDB. Em 2002, foi Regina Duarte, atriz da Globo, quem botou a cara na TV para dizer que tinha medo do PT e que por isso votaria no Serra.

Oito anos depois, produziram este vídeo. Talvez um grito desesperado para tentar reverter o resultado das pesquisas. Esperemos que seja isso.

2 comentários:

MARIA LUCIA R.V. ARAUJO disse...

CONSIDERO ESTE LINK UMA BAIXARIA, ISTO NÃO ESTÁ PASSANDO NA TV, ESTÁ???
ISTO É LEGAL, PERANTE A LEI??? É PERMITIDO FAZER ESTAS ACUSAÇÕES, ASSIM, IMPUNEMENTE???

Ana Helena Tavares disse...

Maria Lucia, esse vídeo é mais do que uma baixaria: é asqueroso. Claro que é ilegal e parece que o PT entrará na justiça contra isso. Vamos ver...

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs