O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Embates da reta final


Por Sulamita Esteliam
A pergunta do dia é, haverá ou não segundo turno na escolha para a Presidência da República? Toda a blogosfera se manifesta em torno do assunto que, seguramente, também está em cada esquina do país. Clique aqui para ler a análise de Renato Rovai, em seu blogue no portal da Revista Fórum. E aqui para ler o que o Azenha escreve sobre o último comício de Dilma, Mercadante e Lula em São Paulo, e a possibilidade de segundo turno para o governo daquele estado.

O DataFolha/TV Globo, da segunda, 27, aponta queda de dois pontos no percentual de votos válidos de Dilma - de 54% para 51%, o que deixa a possibilidade de segundo turno na margem de erro. O Zé, “o enfadonho”, segundo o The Independent via Carta Maior, oscilou um ponto para cima – de 31% para 32%; e a verde-Marina, agora a queridinha da velha mídia, ganhou dois – de 14% para 16%.
Não se pode brigar com os fatos, se fatos são. Mas, o Instituto de Pesquisas DataFolha já mostrou que não é confiável – clique para ler o que diz o Conversa Afiada. Assim como o jornal que o criou e boa parte da velha mídia, provado está, mente; ou manipula os fatos em favor dos próprios interesses, que ora traduzem os do Zé.
Dados da pesquisa diária Vox Populi/IG/Band, por exemplo, de ontem – mostra Dilma com 53% dos votos válidos. Trata-se de sondagem do dia sobre as intenções de votos, contudo. Há contrapontos a reforçá-la, entretanto: análise de colunista do Estadão, publicada por Vi o Mundo – portanto insuspeita, no caso -, mantém a expectativa de a candidata de Lula levar a faixa, logo, no dia 03 de outubro: na média dos resultados mais recentes de quatro pesquisas de três institutos ela teria 55% dos votos válidos.
***********************************
Então, não há razões para pessimismo, mas sim para vigilância – o preço eterno da liberdade e da consolidação da democracia.
Estamos na reta final. Pela frente temos o debate da Globo, a “gloriosa”, na quinta-feira à noite. E mais quatro edições do Jornal Nacional/Jornal da Globo e três edições do Bom Dia Brasil -a infantaria da plim-plim contra o governo, Lula e Dilma. Em 1989, quem mais de 30 anos, e memória, deve se lembrar: a edição do JN pós debate Collor x Lula, distorceu, escandalosamente, o noticiário em favor do então “Caçador de Marajás” e contra o “Sapo Barbudo” metalúrgico.
Em 2006, Lula tinha 56% das intenções dos votos válidos, e não foi ao debate da Globo. Mas, o mesmo JN deixou de noticiar a explosão do avião da TAM em Congonhas, que matou centenas de pessoas – o maior e mais trágico acidente aéreo da história do país. Ao invés disso, veiculou as imagens da montanha de dinheiro armada – e que estaria em mãos de “aloprados” do PT, foto de primeira página da mesma Folha. Só conseguiu adiar a reeleição de Lula para novembro. Tudo isso é fato.
*****************************************
Há quem ache que restou uma última “bala de prata” engatilhada, depois do intenso bombardeio das últimas semanas. E o Jornal Nacional seria o detonador. Então estará encerrado o horário eleitoral no rádio e na TV e possibilidade de qualquer resposta.
É claro que é preciso estar atento para o que Ali Kamel, o kaiser, pode armar. Quero crer, e confiar, que os tempos são outros, porém.
Sulamita Esteliam

Um comentário:

Dani de Marco disse...

Lula pode ser quem for, podem dizer o que quiser dele, mas, pra mim, ele é o presidente da república.

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs