O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SALADA MISTA COM MOLHO DE GENTE PICADINHA

SALADA MISTA COM MOLHO DE GENTE PICADINHA


Laerte Braga


Eu não sei o que Dilma (também não sei se permanece Roussef, ou já virou Serra ou Neves) foi fazer na festa do jornal FOLHA DE SÃO PAULO. Mas sei com certeza que as centenas de corpos de presos políticos assassinados pela ditadura militar e desovados pelos caminhões da FOLHA para que os militares pudessem simular atropelamentos, assaltos, etc, foram pisoteados, picados e servidos no cinismo da presidente.

“Venho aqui como presidente, está aqui a presidência da República”. A frase de Dilma é típica de uma vingança infantil (o que a desqualifica para o cargo que ocupa, mostra-se um conto do vigário eleitoral aplicado a Lula e aos brasileiros que nela votaram). Se é que se trata disso, pode ser apenas e tão somente a capitulação da presidente. O desejo ardente de receber um diploma da baronesa do esquema FIESP/DASLU.

Em toda a história das campanhas políticas desde o fim da ditadura nunca se viu tanta podridão e mentira através da mídia privada como se fez em relação à candidatura Dilma tentando eleger José Arruda Serra. É uma constatação que não é minha, é de vários jornalistas estarrecidos com a presença da presidente na festa de um dos veículos mais venais da mídia privada brasileira, se é que existe algum mais venal.

Todos são.


É incrível o que acontece ao Brasil e o que aconteceu aos EUA nas duas últimas eleições presidenciais. Os brasileiros elegeram a sua primeira presidente na presunção que os dias de Lula continuariam (programas, política externa, avanços possíveis na ótica do ex-presidente, etc). Dilma se mostra um embuste. A mulher brasileira tem páginas e páginas de nossa história preenchidas com dignidade, coragem e determinação. Não com síndrome de rainha Elizabeth dos trópicos.

Os norte-americanos elegeram Barack Hussein Obama acreditando que votaram num negro. É só um branco a mais, engraxado com graxa preta. Igualzinho a qualquer Bush da vida, varia apenas o estilo, o jeito de ser.

Vão se encontrar na visita de Obama ao Brasil. Se merecem.

São duas fraudes de um processo dito democrático, mas calcado na economia neoliberal, toda a sua perversidade e toda a corrupção que traz embutida.

Nem começou e já acabou, é o governo Dilma.

A visita feita ao jornal FOLHA DE SÃO PAULO é imperdoável levando em conta o passado de lutadora contra a ditadura da presidente Dilma.

O discurso de Dilma no evento é uma cusparada nos brasileiros, principalmente em seus eleitores.

Fomos servidos como salada mista com molho de gente picadinha.

Sem falar que não pode pretender ser respeitado um governo que tem ministros desqualificados como Moreira Franco, Nelson Jobim, Antônio Palloci e Anthony Patriot, que dizem ocupar a pasta das Relações Exteriores.

Para variar o senador Collor de Mello foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o que é presidido por José Sarney.

Joaquim Cardozo, ministro da Justiça, vê-se em denúncias públicas, nega os documentos referentes à morte de Vladimir Herzog (torturado pelo coronel Brilhante Ulstra, paladino da moral e dos bons costumes medievais da Inquisição), nega acesso, ao jornalista Audálio Dantas, combatente contra o regime militar e que escreve um livro sobre o fato.

O baú repleto de sangue das vítimas da barbárie que foi o golpe de 1964 permanece intocado no governo da ex-guerrilheira Dilma, um dia Roussef, hoje sabe-se lá o que.

A “democracia” no Brasil está montada em estruturas herdadas da ditadura militar e a constituição do País, a despeito de eventuais avanços, está contida nos limites determinados pelos militares que deixavam o poder. Aquela história de nem tão depressa que pareça covardia, nem tão devagar que pareça provocação.

Não tivemos uma Assembléia Nacional Constituinte lato senso. Participação popular objetiva e direta (a despeito das emendas populares), como não temos canais de presença no debate político, já que a mídia é podre e venal, serve às elites e interesses de potências estrangeiras.

Não há legitimidade no fundo desse processo, tão somente uma espécie de tubo de oxigênio para que possamos respirar ao sairmos das cavernas da barbárie militar.

Cedo ou tarde um ajuste há que ser feito, é a História.

Na hora do pulo a presidente eleita para dar o pulo, medrou, sentou e resolveu andar de costas para conviver com o passado e todos os seus horrores. Deu as costas aos brasileiros.

A visita à FOLHA DE SÃO PAULO pode ser classificada como um desses horrores. Faltam ainda VEJA e GLOBO. Quem sabe a presidente não aparece no BBB e ajuda os heróis de Pedro Bial a melhorar a audiência?

Só falta agora o chanceler (Putz! Que esculhambação!) Anthony Patriot proclamar que o Irã é o culpado enquanto Moreira Franco limpa os cofres públicos e Jobim hasteia a bandeira norte-americana com a inscrição “in Boeing we trust”. Palloci está procurando casa e caseiro de confiança em Brasília.

Ou vai a Ana Maria Braga e mostra uma receita caseira dos tempos de luta armada? De sobrevivência.

A mulher brasileira não é Dilma, não é assim. Pelo menos a que luta e se esgoela no dia a dia das trabalhadoras. Mas preserva sua identidade e como conseqüência, seu caráter.

A presidente, desde que assumiu, não está fazendo outra coisa que não servir uma salada mista de sabor amargo, indigesta e com molho de gente picadinha. Data vencida, gosto de DEM, de banqueiros, latifundiários, grandes empresários, sem sal como a comida nos EUA.

É grave. Pode causar uma gastrenterite na democracia brasileira.

Um comentário:

Luiz Claudio Souza disse...

A princípio lendo o artigo do Laerte Braga realmente é difícil não se influenciar e ficar revoltado, mas pensando bem, a Folha vem perdendo leitores e é um jornal decadente. Vejo como melhor política evitar o confronto direto, mesmo porque povo sem consciência política e manipulado por imprensa é coisa muito perigosa. E o mais importante é que a democratização da comunicação, pelo menos até agora, parece caminhar bem. Me chamou atenção também o fato de o Senado e a Cãmara dedicarem seções solenes para homenagear os Frias. Mas é isso aí, estava tudo dominado e só nos resta agora ir comendo pelas beiradas. E para concluir, estes movimentos que ora ocorrem na África, Oriente Médio e AL me lembram a efervecência da década de sessenta. Revoluções progressistas por toda parte. Haverá reação por parte da direita? Qual?

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs