O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Nossa homenagem ao companheiro Fusquinha

Da Página do MST

O militante do MST Onalício Araújo Barros, chamado de Fusquinha, foi assassinado em 26 de março de 1998, na desocupação da Fazenda Goiás II, no município, de Parauapebas, pelos fazendeiros Donizete e Carlinhos da Casa Goiás.

Depois de 12 anos, o crime continua impune. Junto com ele, foi assassinado também Valentin Serra.

Abaixo, leia a homenagem emociada do militante e poeta do MST, Charles Trocatte, ao amigo Fusquinha, que completaria 45 anos nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro de 2010.

Carta ao camarada Onalício Araújo Barros

De Charles Trocatte

Escrevo-te, esta carta depois de comigo mesmo relutar. É um tempo controverso, uma política delinquente se apoderou do que é belo e faz seu rito e não chega ser inspirador ainda que estejamos atravessando, o sentimento é de improviso em tudo, nada ganha ou tem contorno de mudanças e assim falece o espírito e o que não diz nada, embora pese como um algo imensurável, não importa nesse momento?!


Caro Onalício, nesse tempo de dúvidas o que pode mesmo nos indicar? Custa-me a essa altura admitir isso ou aquilo, mais não quero fazer generalizações, cada uma mesmo que bem descritas não podem revelar a emoção que agora sinto, sem caducar nenhuma hipótese mais apenas revelar, como estamos atravessando o grande mar da hipocrisia que é servida diariamente, e que querem nos engolir, para nos fazer servis e obedientes.

Sempre isso foi posto e há mesmo uma verdade poderosa nessa afirmação, em qualquer encruzilhada, quando tudo for dúvida, onde as objetivações forem maiores que o nosso poder de reflexão, onde a impaciência quer ser uma resposta indissolúvel, onde o pragmatismo oportunista seja expressão da cegueira individual e coletivizada, onde mesmo os erros táticos não se sobressaem ao nível de uma autocrítica, devem, pois os mais lúcidos e corajosos atuando de maneira disciplinada, sem nenhum ranso e sem niilismo, apoderar-se em dever comum, o que pensam os nossos mártires, aqueles cuja expressão maior só pode indicar uma certeza, a luta cujo caráter é cada vez mais dramático.

Nesse continente de dúvidas ficamos do outro lado, já possuímos a nossa maneira uma certa margem, depois de muito velejar assentamos a nossa humanidade em solo firme mais ainda não estamos livres, imunes aos cálculos da burguesia. Um deserto quer se ampliar sobre nossas noites já sonhadas em mudanças, já pelejadas diariamente ombro a ombro, cujo limite dá - nos indicativo do que precisamos mudar o que há ainda por fazer.

Não és para nós o herói da cegueira, o mito da terra desgraçada, empurrado para os confins da história enfadado de méritos vazios. Não é assim que o concebemos em paciência e conspiração. Segue sendo o nosso homem, cuja redenção não é a morte, mas a vida. Sua dimensão só pode ser medida pela pratica que exercitastes, pela compreensão dos limites e das possibilidades da superação. Onde o imperativo, não pode ser a derrota, mas o prolongamento do que é justo, sem demasias e fissuras, o apoderamento da classe, dos trabalhadores onde o possível nunca será um risco abstrato.

Neste teu aniversario, estamos contigo, te reivindicando companheiro, pedindo tua continência, atravessando a rigor esse tempo de incompreensão, de consignas aleijadas, de manuais expondo “a nova política”, do consentimento de classe, da negação dos inimigos.

Estais conosco, nossa única verdade. Estais com os teus, estais com a juventude, com os homens e mulheres que organizamos dia a dia, és indicação, prossegue em nossa mística na nossa moral militante em nossas festas, no antolho da tristeza e nas alegrias. Expõem nosso projeto, alerta e estimula o que deve ser um quadro político, um militante abnegado, um dirigente como diz István Mészáros, consciente dos desafios e do peso do fardo histórico. Estamos crescidos em desobediência, não cedemos um só palmo, continuam indestrutíveis, no panteão dos que organizamos as lições históricas, as conquistas, os princípios e objetivos da nossa luta.

Por fim, seguimos de prontidão, refutando a cooptação, o modismo, a política vazia, a tristeza de compartilhar esse tempo imaturo, a lógica abismal que assola e engana o que deveria ser o sentido das mudanças.

Estamos vigilantes, afeitos e sendo o que podemos ser onde as aspirações mais belas e apaixonantes estão sabotadas pelos profissionais do poder. Seguimos, desfazendo-nos dos medos, afirmando idéias e praticas que só a classe trabalhadora pertence, animados porque a luta é nossa certeza e saudando de mãos dadas o que significa para nós teu riso, essa camaradagem ativa, força invicta que a nós assemelha viver o presente, sempre construindo um novo lugar para a humanidade da qual descenderá o socialismo, opção primeira da tua prática militante.

Abraços sempre verdadeiros.
Charles Trocate
Marabá, dezembro de 2.010
Aos teus 45 anos.


*Lutadores e Lutadoras do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs