O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Paulo Preto, o homem do Golpe de Mestre

 
Paulo Preto, o homem do Golpe de Mestre

Que diferença para quem na véspera não o conhecia! Que sacada, que ameaça magistral, do senhor  Paulo Preto. Lembra o filme Golpe de Mestre. Na tela, foi um longa-metragem. Mas na vida real talvez esse filme tenha um fim mais curto. Serra não é Robert Redford, apesar dos ares de conquistador em fim de carreira. Paulo Preto, tampouco, é Paul Newman. Mas que personagem é o engenheiro do ano de 2009 de São Paulo! Pode ser o cara desta campanha.
 
Por Urariano Mota (*)

 
"Não se larga um líder ferido na estrada a troco de nada. Não cometam esse erro".

A frase acima é uma epígrafe e uma inscrição tumular para José Serra.  Antológica, na sua ameaça é digna de figurar entre bandidos à beira de uma dissolução de negócios. O Brasil todo sabe, mas não custa lembrar que ela foi anunciada, enunciada, pelo senhor Paulo Vieira de Souza (foto nas obras do rodoanel) , o cara faz-tudo das obras públicas do senhor José Serra. Mais conhecido na intimidade tucana pela  alcunha de Paulo Preto, Vieira de Souza foi o engenheiro Prêmio do Ano 2009. (É verdade que, depois do Prêmio Nobel de Literatura  para Mario Vargas Llosa, esse negócio de prêmio ficou muito desmontado e desmoralizado. Mas não nos percamos.).

Com uma história profissional  cujos antecedentes apontam 11 anos de serviços ao PSDB, do Presidente  Fernando Henrique  ao governador  José Serra, com ações à mão amada em São Paulo  na linha 4 do Metrô, na avenida Jacu Pêssego, e nas maravilhosas obras do Rodoanel, Paulo Vieira de Souza sabe fazer conta, somar e subtrair como poucos. Ele é o homem que conhece onde moram a virtude e a renda do Serra que se proclama limpo de negócios fraudulentos. Ainda que os brancos tucanos estejam a murmurar que  “Só podia ser: Preto quando não suja na entrada, suja na saída”, Paulo Vieira não será um resignado Celso Pitta.

Denunciado por parceiros (no Nordeste, chamar-se-iam “pareceiros”) do PSDB, que declararam na revista Istoé, mais frustrados que surpresos (em parceria tudo se sabe), que ele teria angariado 4 milhões de reais para a campanha e sumido, Paulo Vieira de Souza não gostou, da denúncia. E não era para menos, porque assim o pintaram:    

Segundo oito dos principais líderes e parlamentares do PSDB ouvidos por ISTOÉ, Souza, também conhecido como Paulo Preto ou Negão, teria arrecadado pelo menos R$ 4 milhões para as campanhas eleitorais de 2010, mas os recursos não chegaram ao caixa do comitê do presidenciável José Serra... O trabalho de checagem contou com a participação do tesoureiro José Gregori e até do candidato José Serra e logo veio a conclusão: Paulo Preto teria coletado mais de R$ 4 milhões, mas nenhum centavo foi destinado aos cofres do partido...”   

Ah, bandido, disseram. Ah, bandidos, respondeu Paulo Negão. E com razão. De que mesmo o acusavam, de haver furtado dinheiro do caixa 2? Hem? Como podem reclamar do furto furtado?

Lembrado por Dilma do caso, no último debate, o candidato Serra, com a sua calva impoluta ficou indeciso entre a cara de nocaute e a de paisagem. Pela tevê todos viram como sofre um homem puro. Depois, entrevistado, disse que desconhecia Paulo Vieira, Paulo Negão, Paulo Preto ou qualquer Paulo. Para quê? Então ele foi ameaçado pela frase antológica do túmulo: "Não se larga um líder ferido na estrada a troco de nada. Não cometam esse erro". Então, o amnésico Serra teve uma recuperação súbita de memória, e de defesa do parceiro, que os nordestinos chamariam de pareceiro:

- Não houve desvio de dinheiro de campanha por parte de ninguém, nem do Paulo Souza. E Paulo Preto é um apelido muito preconceituoso. O Paulo Souza, que conheço,  é uma pessoa muito competente e ganhou até o prêmio de Engenheiro do Ano, no ano passado. Nunca recebi nenhuma acusação a respeito dele durante sua atuação no governo.

Que diferença para quem na véspera não o conhecia! Que sacada, que ameaça magistral, do senhor  Paulo Preto. Lembra o filme Golpe de Mestre. Na tela, foi um longa-metragem. Mas na vida real talvez esse filme tenha um fim mais curto. Serra não é Robert Redford, apesar dos ares de conquistador em fim de carreira. Paulo Preto, tampouco, é Paul Newman. Mas que personagem é o engenheiro do ano de 2009 de São Paulo! Pode ser o cara desta campanha.

*Urariano Mota é jornalista, professor de português e escritor. Autor do livro “Soledad no Recife”, recriação dos últimos dias de Soledad Barret, mulher do Cabo Anselmo, executada pela equipe de Fleury com o auxílio de Anselmo. Urariano é pernambucano, nascido em Água Fria e residente em Recife. É colunista do site “Direto da redação” e colaborador do blog “Quem tem medo do Lula?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs