Algumas manifestações chegaram à redação da NovaE, afirmando que o perfil de Sheila não é fake, que de fato ela existe, e tudo mais.
A mesma pessoa continua a reafirmar e a história contada. Desta forma, a NovaE continua a acompanhar este episódio, mas reafirma sua postura editorial baseada em algumas reflexões:
- O ambiente na internet esta tomado de fakes, fatos, versões, boatos, correntes, spams. Muitas vezes, revestidos de apoiadores da Dilma. A qual candidatura interessa este cipoal de informações desconexas?
- Qualquer acusação leviana e pessoal contra a candidatura Serra utizada por qualquer militante da candidatura Dilma, compromete o que estamos tentando mostrar desde o inicio do porcesso eleitoral: pautar uma eleição com ataques baixos não é digno de uma democracia.
- Verdade ou mentira, fake ou não, certos fatos não devem fazer parte do debate eleitoral, por tratar-se de assunto de fórum íntimo.
- Desta forma, é suspeito o motivo que leva certas pessoas insistirem na divulgação da versão da Sheila
História de um boato desmascarado pela blogosfera progressista
Não é segredo a polêmica em torno das declarações de Monica Serra, que voltou à pauta após a pergunta de Dilma a Serra, no debate da Bandeirantes. Durante todo dia, José Serra nega conhecer a história que saiu no Estadão em que sua esposa acusou Dilma de "matar crianças".
Acompanhe o desenrolar dos fatos, no mínimo estranhos, e que ainda estão sendo investigados por blogs progressistas e pela NovaE. O boato foi desmascarado no twitter e em blogs progressistas, impedindo que o mesmo se disseminasse com a força de episódios anteriores.
1- Na madrugada do dia 12, sai na capa de O Globo que Serra acusara o PT de envolver sua família na campanha.

2- Um perfil de alguém chamada Sheila, com todas as características de ser um fake, divulga um boato de que conta uma história inverossímil de que a esposa de Serra teria praticado um aborto. Em tom emotivo o titulo é: RESPEITEMOS A DOR DE MÔNICA SERRA. No final do spam, a tal Sheila, estranhamente, pedia voto na Dilma.

3- Um outro perfil no Facebook, de uma pessoa chamada Denise Rocha, publica o boato no seu mural. Pela manhã do dia 12, após a denúncia da blogosfera, todas as referências ao boato sumiram do perfil de Denise.

4- Em seguida, a mesma Denise marca na foto do mural onde está o spam/boato, diversos políticos e perfis ligados a coligação de Dilma. Automaticamente eles tem publicado nos próprios murais o boato.

5- Alertada que era um fake, uma falsidade, Denise Rocha divulga nota dizendo que "se dane se for mentira", conforme abaixo:

POR ANDRÉ LUX*
Cuidado com supostas revelações de ex-aluna de Mônica Serra

Só que tem cheiro de armadilha!
Serra agora precisa desesperadamente reverter essa história da baixaria na internet que seus jagunços vem fazendo há meses e que finalmente o PT resolveu peitar - ainda mais depois do seu desempenho desastroso no debate da Band.
Nada melhor do que colocar alguém fingindo ser ex-aluna da mulher dele com graves revelações. Aí todos nós divulgamos a "denúncia" como se fosse verdade e então uma investigação vai "descobrir" que na verdade o perfil era falso e quem estava por trás de tudo é um "filiado do PT". Serra, indignado, vai vociferar contra os "blogs sujos do PT" e acusar a Dilma de estar por trás de tudo. Capa de todos os jornalões e destaque no Jornal Nacional, com direito à mulher do Serra chorando abraçada à ex-aluna verdadeira!
Não caiam nessa! Estamos lidando com gente barra pesadíssima. Muita calma nessa hora. Como bem disse o Rodrigo Viana, "sem checar é fria. e mesmo checando é fria. Baixaria é a praia deles. Nao vale jogar nesse campo. serra quer vitimizar familia dele".
Nervos de aço, pessoal. Não caiam em armadilhas.
*André Lux que, em seu blog "Tudo em cima", se autodenomina como o "famigerado crítico-spam", é jornalista, presta assessoria na área de Comunicação Social e colabora com o blog "Quem tem medo do Lula?".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.
Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe