O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Rafael Correa, do hospital: "Eu saio daqui como presidente ou eles me levam como um cadáver"

Assessores ajudam o presidente Rafael Correa a retirar a máscara anti-gás lacrimogêneo. Foto: Reuters
Assessores ajudam o presidente Rafael Correa a retirar a máscara contra gás lacrimogêneo durante os distúrbios
Foto: Reuters
Nota do QTML?: Essa frase, dita por Correa, do hospital militar onde está refém, parece saída do Palácio do Catete, em Agosto de 1954. O contexto, porém, é completamente outro e esperemos que o desfecho também. Segue matéria recente sobre o assunto:

Correa exige fim do levante e não autoriza operação de resgate

 

Da redação do site Terra (atualizado às 20:48)

O presidente do Equador, Rafael Correa, classificou a revolta militar registrada nesta quinta-feira como um golpe de Estado e disse que uma ação como esta é "regressar três séculos". O líder equatoriano falou direto do hospital onde está sitiado por tropas da polícia, em Quito, às rádios e televisões públicas, segundo a rede Telesur.

Correa disse que não irá negociar com policiais em protesto pelos cortes de benefícios até que as manifestações sejam interrompidas. "Eu saio daqui como presidente ou eles me levam como um cadáver", afirmou às redes públicas. O líder socialista equatoriano também afirmou que não irá autorizar uma operação para resgatá-lo pois quer evitar um derramamento de sangue.

Enquanto isso, centenas de simpatizantes do governo concentraram-se em frente ao Palácio de Carondelet, sede do Executivo, para expressar seu apoio. Membros do movimento governista Alianza País, assim como organizações indígenas e camponesas, engrossaram a concentração na praça da Independência, no centro colonial da capital, em apoio à "revolução cidadã" liderada por Correa.

"Há uma vigília pela defesa da democracia e pelo companheiro Correa", disse o secretário particular do presidente, Galo Mora, que junto a ministros e legisladores mantém-se no terraço da casa de governo. Mora completou que "cada vez se concentra mais gente para defender a democracia" e assegurou que a popularidade de Correa, no poder desde 2007, é de 78% em Quito e de 72% no populoso porto de Guayaquil.

Protestos

Os distúrbios registrados no Equador têm origem na recusa dos militares em aceitar uma reforma legal proposta pelo presidente Rafael Correa para reduzir os custos do Estado. As medidas preveem a eliminação de benefícios econômicos das tropas. Além disso, o presidente também considera a dissolução do Congresso, o que lhe permitiria governar por decreto até as próximas eleições, depois que membros do próprio partido de Correa, de esquerda, bloquearam no legislativo projetos do governante.

Isso fez com que centenas de agentes das forças de segurança do país saíssem às ruas da capital Quito para protestar. O aeroporto internacional chegou a ser fechado. No principal regimento da cidade, Correa tentou abafar o levante. Houve confusão, e o presidente foi agredido e atingido com bombas de gás. Correa precisou ser levado a um hospital para ser atendido. De lá, disse que há uma tentativa de golpe de Estado. Foi declarado estado de exceção no Equador - com militares convocados para garantir a segurança nas ruas. Mesmo assim, milhares de pessoas saíram às ruas da cidade para apoiar o presidente equatoriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs