O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Miriam Leitão precisa ir a Wall Street

[caption id="attachment_1176" align="aligncenter" width="262" caption="Ilustração do "The Wall Street Journal" de 29/03/2010"]Ilustração do "The Wall Street Journal" de 29/03/2010[/caption]

Faz me lembrar Cazuza: “Aquele garoto que queria mudar o mundo e hoje assiste a tudo em cima do muro”... De mãos dadas com os tucanos, claro.


Por Ana Helena Tavares* (para o "Observatório da Imprensa")

Na quarta-feira, 31 de Março, Miriam Leitão que, já há algum tempo, por méritos reconhecidos, ganhou de alguns a alcunha de “a jornalista do apocalipse”, mostrou-se preocupadíssima com uma possível saída de Henrique Meirelles do Banco Central, pois, assim, alertou a profeta em sua coluna de “O Globo”, “o BC ficaria sem qualquer economista que tivesse passado pelo mercado”. A profecia não se cumpriu e Meirelles ficou.


Ainda bem, porque, segundo a coluna, que trazia o título de “BC estatal”, palavrinha que causa ojeriza às elites, esta saída não poderia ocorrer em pior hora, pois “é necessário começar um ciclo de aperto na política monetária”. Faltou à sempre tão bem informada colunista ler o “The Wall Street Journal” de dois dias antes. Tivesse se dado ao trabalho de, ao menos, ler a capa do respeitado diário americano, que leva o nome da rua considerada o coração financeiro do mundo, talvez chegasse, ainda que com algum esforço, à conclusão de que os parafusos que ela sempre acha que faltam em nossa economia estão muito bem “apertados”, obrigado.


Para o “The Wall Street Journal” de 29 de Março, “todos os dias os brasileiros estão tão ocupados comprando carros, máquinas de lavar e TVs planas que nem perceberam os efeitos da crise econômica pela qual o mundo passou.”


Recentemente, o diário britânico “The Guardian” foi mais longe, apontando a saúde financeira do Brasil como motivo para o favoritismo de Dilma: “Analistas que descartavam Roussef, agora sugerem que ela é a favorita para vir a comandar os rumos de uma economia crescente”, disse o jornal em sua edição de 14 de Março.


Como se vê, o paradoxo entre o que dizem nossos analistas de salão com sua visão apocalíptica e a visão otimista dos mais especializados veículos da imprensa internacional é da ordem do absurdo. Faz me lembrar o dia em que passei por um curso de idiomas, cuja fachada é totalmente pintada com as cores dos Estados Unidos, com direito à Estátua da Liberdade estilizada, e notei que a atendente vendia cursos de inglês trajando uma camisa com o rosto de Che Guevara, com direito a uma pequena bandeirinha de Cuba na lapela. Quando aparecem na TV, geralmente trajam preto, cor apropriada, mas sabe-se lá a roupa que os jornalistas de nossa grande imprensa usam no sofá de casa.


E os paradoxos não param por aí. Para quem não sabe, Miriam Leitão, que eu apelidaria de “a economista dos números sem contexto”, foi militante de esquerda, chegando a ser presa. Só falta assumir o lado.


Os velhos barões de nossa mídia sabem bem que o pior e mais penetrante autoritarismo é o que se disfarça de democracia. Enquanto isso, “para o ‘país do futuro’, chegou finalmente o amanhã”, lêem nas bancas de Wall Street economistas que sabem muito bem o que é mercado.


*Ana Helena Tavares é jornalista por paixão, escritora e poeta eternamente aprendiz. É colunista da revista "Médio Paraíba" e editora-administradora do blog "Quem tem medo do Lula?".

4 comentários:

Edú Fróes disse...

Gostaria que a Ana Maria Tavares esclarecesse o que ela quiz dizer com a frase do imortal Cazuza:
"Faz me lembrar Cazuza: “Aquele garoto que queria mudar o mundo e hoje assiste a tudo em cima do muro”… De mãos dadas com os tucanos, claro."
Não entendi!!

Traços de Estilo » Miriam Leitão precisa ir a Wall Street disse...

[...] Quem tem medo do Lula? [...]

Ana Helena Tavares disse...

Caro Edú, primeiramente meu nome é Ana Helena Tavares. Mas vamos à sua dúvida. Miriam Leitão, como digo no texto, foi militante de esquerda, chegando a ser presa, ou seja, era uma jovem que nutria um sonho de mudar o mundo, só que hoje ela se deixou engolir pelo sistema, abandonando seus ideais de juventude em nome de fazer tudo o que seus patrões mandarem. Nesse sentido, ela passou a assistir tudo em cima do muro, ou seja, vai pra onde for o vento dos interesses de quem a paga. Tucanos são exatamente assim, ficam em cima do muro, certo? Daí a relação. Isso é muito comum. Muitos jornalistas de nossa mídia conservadora foram jovens militantes de esquerda, idealistas que venderam seus sonhos, como diria Cazuza, "por um preço tão barato que eu nem acredito". Esclarecida a dúvida? Cazuza foi um gênio e a música "Ideologia" é prova disso.

Edú Fróes disse...

Muito obrigada pela atenção ao meu questionamento, e deculpe pelo erro no nome.
É por estas, e outras coisas, que prefiro não ter "CONTRATO com a REDE" e ficar com a minha "LIBERDADE d.e. AÇÃO".
Abraço

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs