O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Os bobos da corte

OS BOBOS DA CORTE


Por Raul Longo


Alguém me enviou uns anexos ótimos, com o título: CADA PAÍS TEM A CÔRTE QUE MERECE .... e, no campo assunto: As Côrtes Pelo Mundo.


Só pra informação, corte (residência ou conjunto de pessoas da nobreza) não tem mais acento pra diferenciar de corte (talho). A ortoépia se definirá entre o circunflexo e o agudo de acordo com o sentido do emprego da palavra na frase. Por exemplo: “A guilhotina deu um corte na prepotência da corte”, não é uma frase totalmente correta quanto ao conteúdo, mas está de acordo com a ortografia vigente.


Digo que não é totalmente correta porque assim como tem gente que escreve à maneira antiga, muitos bobos não perderam a cabeça na Revolução Francesa. Seus pais, servos e vassalos que fugiram da tirania daquelas cortes, os geraram em outras partes do mundo de onde reproduzem arrogâncias de uma cultura que não possuem e sequer conhecem a história.


Em suas consciências cristãs pregam que todos os homens são iguais perante Deus, mas se pretendem iguais aos nobres que crucificaram seus ascendentes naquela Europa que sequer mais existe além de mera encenação como atrativo turístico ao servilismo destes abobalhados.


Mas, devagarinho, a coisa vai melhorando, as hipocrisias vão se desmascarando e os bobos da corte se ridicularizam por si próprios.


Inclusive na terra da guilhotina onde o presidente Nicolas Sarkozi casou-se com a ex-modelo e cantora italiana Carla Bruni, que se pode admirar aí na reprodução da primeira foto do anexo que me enviaram:


Vejam que moça bonita! Recentemente, num desses encontros de diversos presidentes, reproduziram uma foto do Sarkozi dando a impressão de que olhava para a bunda de uma moça da comitiva do Obama. Maldade! Sem dúvida o baixinho não tem olhos para outra e, mesmo que fosse, não haveria nada demais! Afinal os nobres sempre foram suscetíveis às formas femininas como qualquer mortal e poucas camas de bordel tiveram rotatividade igual as das cortesãs de França que, por isso mesmo, acabaram emprestando o designativo às funções das profissionais.


Sarkozi nunca foi rei ou nobre, mas por uma tradição do séc. XI ainda se mantém a todos os principais dirigentes da França o título de co-príncipe de Andorra.. A bandinha atrás evoca o exército napoleônico do início do século XIX, mas Sarkozi sabe que tudo isso é só pra impressionar bobo da corte.


Passamos ao próximo:


Assim como Victor Hugo relatou os horrores e a miséria dos súditos da corte de Versalhes, Charles Dickens escreveu sobre as injustiças e misérias sofridas pelos súditos da tataravó da Elizabeth aí na foto: a tal Rainha Vitória.


Queen Elizabeth é mais quista por seu povo, apesar do estremecimento provocado por sua má vontade com a plebéia Lady Diane, moça muito bonita, da qual seu filho não deu conta.


O que também é absolutamente normal, pois isso de reis e rainhas escolherem mal seus consortes é tão corriqueiro quanto em qualquer família mais ou menos boa. E por falar em família, boa praça mesmo era a mãe da Bethe, a Elizabeth Bowes-Lyon que, segundo as fofocas da corte, seria filha do Lorde Strathmore com uma cozinheira galesa. Mas o que se comprova mesmo é que foi a mais popular da família real, até porque, mesmo velhinha (faleceu em 2002), sempre foi excelente companheira de copo. Não era qualquer um que conseguia acompanhar a simpática senhora no bourbon.


Mas vamos em frente com os anexos que me mandaram:


Vejam quem está aí! Ultimamente muita gente anda reclamando do homem, achando que decepcionou. Pode ser, mas mesmo que Obama não seja tudo aquilo que dele se esperou, para nós sempre será um avanço, pois nossos bobos da corte jamais aceitariam um presidente negro. Como têm mania de imitar os Estados Unidos, quem sabe elejam o Vicentinho à presidência? É difícil, pois apesar da hipocrisia de se dizer que somos uma democracia-racial, nossos bobos acreditam que os de lá são melhores. Vicentinho que se conforme, pois nossos os brancos são muito piores do que aparentam!


Essa daí é a corte daquele rei pra quem dediquei uns versinhos que foram bastante reproduzidos lá na Espanha. Copio aqui apenas o primeiro:


Porque no te calas, Dom?
Nem te envergonhas das civilizações
que exterminaste?
Incas, Maias e Astecas...
Sabedorias acima da alguma
que mal soubeste herdar dos 8 séculos
de pacientes mestres árabes.


Na ocasião me diverti o suficiente com esse rei. Passemos ao próximo:


Ah! A Ângela! Gosto dela!


Quando era candidata, às vésperas da eleição, tinha um bando de hóspedes alemães aqui em casa. Todos diziam horrores da Merkel: Que era cafona! Que falava errado! Que era grosseria! E mais isso e aquilo...


No entanto, tá aí ó: boa presidente. Aqueles alemães bancaram os bobos da corte.


Olha só Maria! Até a corte da sua Suécia compareceu à festa dos anexos!
Maria é uma muita querida e antiga amiga. Foi pra Suécia há muitos anos e não voltou mais! Mas há cada 2 anos traz sua linda filha que lá nasceu, para visitar o Brasil. Agora mesmo Maria está em São Paulo.


Insisti, mas diz que não pode vir me visitar. Devo ter perdido meus encantos e com isso fico sem saber como, enfim, conseguiu se adaptar à Suécia que lhe foi difícil, a princípio, apesar de tanto admirarem sua beleza e simplicidade cafuza, plena de bom humor brasileiro. Mas deve estar bem, pois pelo que me comentou anda fazendo trabalhos para o governo brasileiro por lá.


Por fim, aí vai a corte a quem a França recomenda para uma cadeira permanente na ONU e que, neste 2009, foi considerada a do estadista do ano pela corte Britânica. O homem a quem Obama considera O Cara, e a corte de Espanha identificou como “El Hombre que Assombra el Mundo”.


Segundo os analistas da corte da Alemanha, se o Brasil continuar sendo dirigido pelos dessa foto, em uma década a economia do país superará à de França, Itália, Espanha, Inglaterra... E será a 5ª do mundo.


Nesse caso, vai superar inclusive a economia da Suécia. Daí minha querida amiga Maria vai poder me visitar.


Saudade da Maria! De quando brincávamos as festas juninas em sua cidade: Laranjal. Também nos vestíamos em homenagem ao povo das roças que alimentaram este país, os trabalhadores do café e do eito de cana que nas regiões oeste e sudeste criaram e sustentaram as riquezas desse país.


Isso foi no tempo em que no sul as pessoas calçavam botas sobre as bombachas presas à cintura por guaiacas, para dançar e cantar em homenagem aos gaúchos que tanto defenderam nossas fronteiras durante o Império. No nordeste se calçava alpercata, calça de couro e gibão, homenageando o sertanejo que emigrou para construir todas as grandes capitais brasileiras, com suas pontes e viadutos, seus metrôs. No norte se dançava o bumba meu boi em homenagem à valentia e coragem do vaqueiro.


Depois Maria foi pra Suécia e o Brasil perdeu a graça porque vieram os tempos dos bobos da corte que se vestem de cowboys e festejam um tal de halloween que pensam ser dos Estados Unidos e na verdade é da Irlanda.


Gostei muito desses anexos! Ilustram bastante bem que, felizmente, vamos superando os tempos dos bobos subservientes às cortes que os tratavam como marginais nos aeroportos de seus países


Não é a toa que nos considerassem país de 5º categoria! Mas nessa homenagem à nossa cultura e ao nosso povo, já se tem uma explicação do porque começamos a ser tratados como país de 5º economia pelas cortes aí fotografadas. Realmente, é um corte para início de melhor história!


Raul Longo é escritor, poeta e colaborador do blog "Quem tem medo do Lula?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs