Nota da redação (do Fatos Novas Novas Idéias, do sociólogo Chico Barreira).
As matérias sobre os deslocamentos recentes dos votos da classe média e sobre a Onda Verde de Marina estão na sequência desta logo aí abaixo.
04-10-10
Derrota dos institutos de pesquisa e amargas
vitórias para Dilma Roussseff e Marina Silva
vitórias para Dilma Roussseff e Marina Silva
Creio ter dito neste blog, mais de uma vez, que Marina Silva iria desmoralizar os institutos de pesquisa que, por malícia ou incompetência, não captaram seu avanço extraordinário nas últimas semanas e principalmente nos últimos dias. Pois desmoralizados eles estão, não porque erram feio em relação a Marina, mas porque erram em praticamente tudo.
Nenhum instituto deu menos de 50% dos fotos válidos para Dilma ou mais de 17% para Marina. Todos erraram, portanto, muito além da margem de erro. E todos nós analistas que dispúnhamos dos números das pesquisas como único material de trabalho, evidentemente também erramos.
O prato frio de Marina
Sobre Dilma Rousseff e sua vitória com sabor de derrota vou falar logo mais adiante. Primeiro quero comentar outra vitória, a de Martina Silva. Vitória que carrega os travos amargos da vingança e da traição, dois pratos frios e indigestos. A vingança foi perfeita, porque incidiu exatamente sobre aquela que provocou sua saída do Governo Lula e do PT que ela fundou ao lado de Chico Mendes.
A traição, Marina cometeu contra ela mesma a ex-guerreira ecológica da selva que tanto quanto Chico sabia não há salvação ecológica para a Amazônia, nem para o Planeta, nos marcos do modo de produção e consumo capitalistas.
Da antiga Marina não sobrou nem o discurso ecológico, porque o atual pode ser defendido por qualquer um, até pela Míriam Leitão. O esvaziamento final virá já agora no segundo turno quando, mesmo que ela, Marina, declare hipocritamente sua neutralidade, seu partido é um balcão de negócios administrado por Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis que o venderão, se já não o venderam, a Serra.
A difícil tarefa de Dilma Rousseff.
Para quem partiu, há poucos meses, do marco zero, pode-se dizer que Dilma Rousseff é uma vitoriosa. Mas sua vitória, na reta de chegada, transformou-se em frustração, porque nem ela, nem ninguém do PT imaginava que haveria este segudo turno. Segundo turno que será uma pauleira que se explica com estes números: a diferença de Dilma para Serra é de pouco mais de 12 milhões de votos e Marina obteve cerca de 18 milhões de votos. Como evitar que a maior parte dos eleitores da candidata verde migrem para o tucano?
No mais, Dilma cometeu poucos erros. Entretanto, um foi fatal: o de não ter imprimido sua própria marca na campanha, logo ela que é acusada de autoritária.
No início era natural que fosse apresentada ao grande público que a desconhecia, como “a candidata do Lula” Mas em algum momento, ela teria que se mostrar como ela mesma e com seu próprio projeto. Não lhe faltam biografia e competência para isso. Que ela não persista no erro nesta campanha completamente nova que se inicia.
Serra ou Aécio?
De Serra, pode-se dizer o oposto do que foi dito sobre Dilma e Marina. Sua derrota teve o sabor de vitória. Durante meses ele construiu seu fracasso com arrogância, incompetência e método. Entretanto, quando ninguém mais acreditava nele, nem seus colaboradores mais íntimos, eis que o tucano surge como candidato viável ao segundo turno.
Dirão que o mérito não foi dele, mas de Marina que com sua sua arrancada final adiou a decisão eleitoral. Mas reconheça-se que Serra realmente tem nervos de aço ou sangue de barata, como queiram. A verdade é que em nenhum momento ele se apresentou desanimado ou como derrotado. Quem não esperava nada disso e não está gostando do que está vendo é Aécio Neves. A derrota de Serra era fundamental para que ele iniciasse sua carreira solo como principal expoente das oposições. Não vai ser assim: Serra e os tucanos paulistas (ainda mais com as vitórias de Alckmin em São Paulo e de Beto Richa no Paraná), seguirão mandando ou tentando mandar no PSDB que será o único partido oposicionista com visibilidade, já que o DEM morreu.
FONTE: http://fatosnovosnovasideias.wordpress.com/ultimahora/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.
Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe