O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

domingo, 19 de setembro de 2010

De volta ao passado

De volta ao passado

Em pouco tempo, se criou ali, um debate sobre o Brasil dos militares e o Brasil de hoje de Lula. O Brasil da ditadura, nossa vergonha denunciada pela imprensa internacional, cujos ditadores não seriam jamais aceitos pelos líderes de outras nações; o Brasil de hoje, alçado à condição de potência mundial, respeitado e com seu presidente considerado figura política de destaque em todas as grandes conferências. Porém, esse inesperado encontro prova que não nos devemos desmobilizar. A serpente está viva, seus ovos, como os do Allien, esperam apenas serem chocados.


Por Rui Martins (*)


Na rua, alguns carros levantavam uma poeira avermelhada, criada pela estiagem de três meses, e o sol forçava os passantes a escolher o lado da sombra ou a colocar um chapéu de boiadeiro.

Meu relógio marcava pouco mais de meio-dia e, de pé, aguardava o atendimento, na fila de um banco, na cidade vizinha ao meu vilarejo natal. O espaço era diminuto, mas situado no primeiro andar, nos protegia dos escaldantes raios solares. Será o calor que nos faz falar e trocar idéias com desconhecidos ? Por que as populações meridionais parecem mais falantes e mais extrovertidas ? Quantas situações similares já vivi em Paris ou Genebra, mas num tedioso silêncio, enquanto aguardava chegar minha vez.

Conversávamos. Para mim, recém-chegado, reouvir pessoas falando na minha língua é sempre um agradável reencontro que agora, renovo anualmente. A questão passou a ser documentos e a maneira mais rápida de se obter sua carteira de identidade, possibilidade criada pelo Poupa Tempo. Já havia ouvido falar e o tema me interessava porque preciso orientar minhas filhas sobre como tirarem a carteira de identidade. Um senhor, pouco distante na fila, contava com alguém de sua família renovou sua identidade em tempo recorde, nesse serviço na Praça da Sé, centro de São Paulo.

Agradeci a informação e como tenho a tendência de falar demais, contei que, por viver no Exterior, tenho de me reatualizar periodicamente sobre as novidades brasileiras. Uma coisa puxa outra e, logo me perguntaram desde quando vivo no Exterior, dei uma resposta precisa e já repetida tantas vezes – desde 1969, exílio durante a ditadura militar.

Longe estava de imaginar que essas palavras provocassem, lá dentro, o levantar de uma poeira, negra e irrespirável, no corredor apertado, onde esperávamos nossa vez.

« A época militar foi a mais próspera deste País », vaticinou um senhor, que se identificou como ex-militar, agora aposentado. E, de repente, ali na minha frente sorvido por uma espécie de buraco negro, tive a impressão de ter retornado àquela época conturbada da ditadura, do receio de ser preso, das arbitrariedades policiais, das torturas, do silêncio forçado.

Até aquele momento, imaginava sempre terem desaparecido definitivamente, no Brasil, os fantasmas da ditadura e não esperava, num dia claro e ensolarado como aquele, sentir de novo percorrer minha espinha, aquele medo de ser espancado, torturado, preso ou mesmo morto, antes de poder fugir para um outro país onde pudesse falar, escrever, pensar, respirar livremente.

Para quem não viveu aqueles anos, talvez baste uma expressão – a ditadura e a falta de liberdade de expressão tornam o ar extremamente espêsso e é com dificuldade que aspiramos e expiramos. O coração vive em sobressalto – um olhar estranho, uma sombra, alguém que bate na porta e o ritmo cardíaco dispara.
Como tantos anos depois, o simples fato de me defrontar com um militar já aposentado saudoso dos tempos em que se ensinava aos jovens universitários, com cassetetes, a obediência, o respeito, a ordem, pode reavivar velhos demônios ? O trauma, é o trauma que me torna ainda inquieto quando ao entrar no Brasil, examinam meu passaporte.

Mas, com certeza, os tempos mudaram. O elogio da ditadura não ficou sem resposta. Outro senhor, atrás de mim, respondeu à provocação e, em pouco tempo, se criou ali, um debate sobre o Brasil dos militares e o Brasil de hoje de Lula. O Brasil da ditadura, nossa vergonha denunciada pela imprensa internacional, cujos ditadores não seriam jamais aceitos pelos líderes de outras nações; o Brasil de hoje, alçado à condição de potência mundial, respeitado e com seu presidente considerado figura política de destaque em todas as grandes conferências.

Porém, esse inesperado encontro - nestes dias que antecedem a eleição de Dilma Roussef à presidência, mostrando a vitória dos ideais do passado, das reformas de base, que um golpe de Estado e o assassinato de tantos companheiros não conseguiram impedir - prova que não nos devemos desmobilizar. A serpente está viva, seus ovos, como os do Allien, esperam apenas serem chocados.

*Rui Martins é jornalista. Foi correspondente do Estadão e da CBN, após exílio na França. É autor do livro “O Dinheiro Sujo da Corrupção”, criador dos "Brasileirinhos Apátridas" e da proposta de um Estado dos Emigrantes. É colunista do site "Direto da Redação" e vive em Berna, na Suíça, de onde colabora com os jornais portugueses Público e Expresso, e com o blog "Quem tem medo do Lula?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs