.
Cantanhede: Última esperança de Serra é Dilma perder voto por causa da exigência de documentos no TSE
Miguel do Rosário
Essa aí me deu um calafrio na espinha. Incrível o cinismo desses caras. Eles mencionam a possibilidade de um segmento inteiro da população ser privado de um direito político fundamental, e acham que isso é válido e positivo para garantir uma eventual vitória de um candidato...
Eliane Cantanhede, em sua coluna de hoje, cita a declaração de Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, para lembrar que a exigência de dois documentos, decretada em cima da hora pelo TSE, dirigido por "jênios", pode afetar e mudar o resultado eleitoral deste ano. E fala isso sem a mínima emoção, como se fosse uma coisa normal.
Segue o trecho da coluna em que ela fala dessa possibilidade:
A esta altura, a oposição luta não para ganhar, mas para garantir segundo turno. Se depender só dos programas, é improvável. Mas há outros fatores em jogo, e um deles, como lembra Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, é a exigência de dois documentos para votar - o título de eleitor mais um outro com foto. Isso pode gerar alguma quebra de voto para Dilma no Nordeste e entre a população de baixa renda. Se ela disparar, é bobagem. Mas, se a margem para vencer no primeiro turno for estreita, qualquer tremelique pode fazer diferença.
Com o massacre que se delineia no horizonte, é bem provável que essa exigência não faça diferença nas eleições majoritárias. Mas isso não exime o TSE desta odiosa irresponsabilidade. A lei foi sancionada pelo presidente Lula, e visa combater fraude eleitoral. Mas a sua aplicação para esta eleição é responsabilidade do TSE, que deveria tê-la transferido apenas para 2012, dando tempo ao Estado e aos cidadãos para se adaptarem a mudança.
O dia hoje está com MUITA notícia importante. Tive até que deixar de lado a análise estatística do Datafolha. Vamos fazer o Clipping desta terça-feira.
Analista do Estadão: quanto mais Serra aparece mais perde votos
Merval ainda não largou o osso. O colunista do Globo ainda tem uma tênue esperança. Sua teoria, coitado, de "estados" e "regiões" tucanas desmanchou-se no ar em poucos dias. Sua coluna de hoje é para explicar porque esses lugares que seriam, em tese, "tucanos", estão votando na Dilma.... Sua esperança é essa: "Se houver segundo turno em Minas, e Alckmin vencer no primeiro turno em São Paulo, é possível que Serra tenha uma performance melhor num eventual segundo turno frente a frente com Dilma."
O Jênio, o preparado, o fodão, queima o restinho de ponte que poderia levá-lo a alguma espécie de futuro político. Depois de ofender o presidente do Irã, Bolívia e Venezuela, Serra ofende as centenas de parlamentares que apoiam Dilma. Lula fez isso quando o PT nunca havia sido governo e o próprio presidente admite, humildemente, que dizia muita bravata. Serra não tem desculpa. Esfomeado, quer apenas comer a xepa da feira, os votinhos rancorosos e alienados.
Ainda o papo de dossiê. O tema é frio, sobre o xarope do Eduardo Jorge, cujos documentos fiscais, para a mídia, são mais interessantes que a vida sexual de Mick Jagger; na falta de outro assunto, continuam apostando nele. Hercule Poirot, detetive da Agatha Christie, foi contratado para desvender esse mistério: qual o interesse de Dilma em fazer dossiê contra Mick Jagger, quer dizer, contra Eduardo Jorge?
Hummm.... Vê esse twitter do Gardêncio Torquato, analista eleitoral:
Pô, quem não tinha experiência era o Lula, que nunca tinha governado nada. Dilma foi ministra chefe da Casa Civil, manda-chuva dentro do governo. E o PT de hoje é muito experiente que no passado. Essa história de falta de experiência não cola.
Mauro Paulino, diretor do Datafolha, dá conselhos para a campanha de Serra e descobre que os eleitores do tucano são mulheres de olhos azuis que moram em Blumenau.
Lula vai às portas de fábrica em São Paulo.
___________________________
Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons
.
PressAA
Agência Assaz Atroz
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.
Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe