.
O CAÇADOR QUE FOI COMIDO PELO LOBO MAU E A INDIGESTÃO DE CHAPEUZINHO VERMELHO COM A MULTIMISTURA DA VOVÓ
Raul Longo
Foto: Jasmim Losso Arranz
Na floresta da internet, Chapeuzinho Vermelho também é minha correspondente. E ela vai pela estrada afora tão contente que nunca se importou com fome, miséria, crianças subnutridas e nada disso.
Chapeuzinho Vermelho era uma tucana. Boa gente, Chapeuzinho nunca chegou a ser uma demotucana. Mas tucana, era. Talvez até seja ainda, no entanto já me confessou abertamente que, nesse “homem horrível” (palavras dela para se referir ao José Serra), não vota.
Chapeuzinho Vermelho vai votar na Marina Silva. Ela mora em apartamento de bairro chique e urbanizado de Florianópolis, mas acha bonito proteger as florestas.
Por outro lado, se ela não gosta do “falso e mentiroso” (outras de suas qualificações ao Serra), também não simpatiza com o “apedeuta”. Chapeuzinho ainda não aprendeu que a palavra é um adjetivo de dois gêneros e, como todos os demais apedeutos e apedeutas do país, continua xingando o Presidente sem a correta concordância de gênero.
Um erro elementar, mas ao menos tenho de reconhecer que ultimamente Chapeuzinho procura não os cometer nas correspondências que me endereça. Tadinha! Isso a faz ficar tão ansiosa que acaba de me enviar logo duas.
A primeira é o repasse do comentário de alguém de tão preclara desimportância que, para não fugir da história, vou tratá-lo como O Caçador. E caçador é, de fato. Daqueles que ficam caçando pelos órgãos de desinformação do PiG qualquer bobagem que entenda desqualificar o governo Lula. Foi encontrar numa afirmação da Cristina Lobo da Globo um diz-que-diz-que Lula queira ser lembrado como grande estadista como Getúlio Vargas, e o Caçador, querendo se passar por cômico, ficou no ridículo de se perguntar para quando seria o suicídio.
Como as costumeiras bobagens do PiG há muito não despertam maiores interesses, deixei, em minha resposta a Chapeuzinho, esse assunto por último. Mas a outra mensagem trata da suspensão, já antiga, do Programa Multimistura pelo Ministério da Saúde. Isso sim é algo que preocupa e interessa.
Aliás, sempre interessou desde que ouvi falar dos excelentes resultados obtidos pela dieta desenvolvida pela Dra. Clara Brandão, médica do Paraná, para as crianças subnutridas do Pará. A adoção dessa dieta como programa da Pastoral da Terra levou à indicação de Dona Zilda Arns ao Prêmio Nobel. Foram salvas as vidas de centenas de crianças e não entendo porque Gomes Temporão ordenou a suspensão da organização do programa pelo Ministério.
Claro que Chapeuzinho Vermelho nunca teve a menor ideia do que venha a ser a multimistura, de quem seja a Dra. Clara ou a Dona Zilda. Tampouco alguma vez se preocupou com a subnutrição infantil. Chapeuzinho só quer ir estrada afora, muito contente no último modelo de automóvel importado, percorrendo as mais finas docerias e restaurantes da cidade. Mas como há algum tempo circula pela internet o relato de que a Dra. Clara um dia procurou o vice-presidente para pedir auxílio pela manutenção do programa e, apesar de ter feito José de Alencar chorar pelas fotos de crianças esquálidas e visivelmente recuperadas pela administração da dieta, não obteve a reintrodução no Ministério.
Foi aí que Chapeuzinho encontrou um jeito de me assustar com o tamanho da boca do Lobo Mau, embora nem tão grande que dê para melhor comer as criancinhas atendidas pelos demais programas de governo, conforme publicado pela BBC: “...de acordo com o índice (Índice Global de Fome pesquisado pela Unidade Internacional de Pesquisa em Política Alimentar) alguns países demonstraram uma grande melhora nos níveis de subnutrição desde 1990. Em primeiro lugar está o Vietnã, seguido pelo Brasil. Ao citar as medidas adotadas pelo Brasil para a melhora nos níveis de subnutrição, o relatório cita programas do governo como o Fome Zero, o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e também o aumento do salário mínimo.”
Além de repassar a Chapeuzinho Vermelho essa matéria pelo link: BBC Brasil - Notícias - Mais de um bilhão de pessoas passam… também contei a ela que tentei e continuo tentando me informar porque o Programa Multimistura foi cortado do Ministério, mas até agora não recebi nenhuma informação confiável e atualizada. Parece mesmo um segredo sobre o qual o Ministério não se pronuncia. Nem mesmo quando inquirido, em 2007, pela revista Isto É.
Apenas posso imaginar que o Gomes Temporão não tenha sido corrompido. Aliás, disso podemos ter certeza, pois, se fosse o caso, certamente a oposição já teria armado uma CPI.
Evidente! Se ao antecessor, no primeiro governo Lula, foi montada uma CPI que o acusava de pertencer à “máfia dos vampiros”, que ele próprio, Humberto Costa, investigava; imagine o Temporão!
O Humberto, apesar de ter iniciado as investigações contra o esquema montado desde 1990 e durante toda a gestão do atual candidato tucano à Presidência, se viu acusado como envolvido naquilo que ele próprio investigava e só foi inocentado agora, em fevereiro deste ano.
Por aí se percebe o poder dessa gente! E no caso do Humberto Costa não ficaram só por aí, não! Também o arrolaram no “Escândalo dos Sanguessugas”, do qual se concluiu não ter qualquer envolvimento, como declarado pelo relator Fernando Gabeira, que, como se sabe, faz parte do triunvirato dos Fefês: Collor de Melo, Henrique Cardoso, e o próprio Gabeira.
Mas lá a coisa é como aqui em Santa Catarina: o governador é investigado por ligação com o tráfico, e a polícia invade a UDESC para dar pancada em estudante que reclama contra aumento de tarifa de ônibus que o prefeito diz ser a mais baixa do Brasil, e todo mundo sabe que é a mais alta.
Absurdo? Pois é! Humberto Costa que investigou as falcatruas no Ministério da Saúde acabou acusado e não se elegeu governador por Pernambuco, mas o ministro do período investigado se elegeu à prefeitura de São Paulo e, apesar de ter pedido que não mais votassem nele se abandonasse o cargo para se candidatar a governador, acabou elegendo-se governador do estado. Aliás, como o foi Maluf, que também pediu que nele não mais se votasse, caso o Pita não prestasse.
Conclusão da teimosia paulista: Pita não prestou e morreu impune. Maluf foi eleito deputado, embora não possa sair do Brasil pelo risco de ser preso por roubar o Brasil. Quanto ao José Serra, todos sabem no que deu.
Absurdo? Vá saber lá por quais absurdos o Ministério da Saúde até hoje não deu explicação pelo fim do Programa Multimistura! Mas, pelo ministro ter-se vendido à Nestlé ou à Procter & Gamble, por certo não foi, pois do contrário teria uma CPI. Ah, isso teria sim, senhor!
E não é por ser do PMDB que o Temporão se safaria de uma CPI, não. Não é, porque em 2008 a bancada de seu próprio partido pediu sua cabeça por ter tido peito de acusar a corrupção na FUNASA, presidida pelo afilhado do líder do PMDB na Câmara.
Interessante observar, aí, é que o líder do PMDB é o Henrique Eduardo Alves, primo do Garibaldi Alves, relator da CPI do Fim do Mundo, aquela dos Bingos, que investigou tudo, menos os bingos. Além do que, ambos os Alves são sócios da Rede Globo no Rio Grande do Norte.
O que é que o PiG tem a ver com a multimistura, não sei. Só sei que a Nestlé e a Procter & Gamble são anunciantes da Globo, mas até onde vai dar esse liame de interesses nem imagino, embora pareça mesmo que o caso do Programa Multimistura da Dra. Clara Brandão acabou enroscando o Temporão.
E olha que o Ministro não é de se intimidar! Enfrentou até a própria mãe, uma senhora lusitana muito da carola, que se aliou à CNBB pra rogar praga no filho quando citou a questão do aborto como problema de saúde pública.
Afora isso o ministro tem se pautado por atitudes corajosas ao enfrentar os preconceitos no atendimento público às diversidades de orientação sexual e na eficiência ao combate de epidemias que se proliferaram ao longo da última década do século XX. Mas na questão do Programa Multimistura deixa a desejar uma explicação, e concordo que devamos cobrá-la, sempre, sob qualquer governo.
Do Serra é bobagem cobrar qualquer coisa. Todos os jornalistas lá de São Paulo que cobraram alguma explicação que não quisesse explicar, o governador mandou demitir. Se (mangalô pé-de-pato três vezes!) esse que você chama de “choque de congestão” for eleito presidente, nós é que seremos destripados como cidadãos inoportunos.
Já na mensagem do seu amigo caçador de besteiras da mídia sobre o comentário da moça da Globo capaz de ouvir todas as conversas que correm por Brasília – como se aquilo fosse uma só esquina – apesar de minhas dúvidas de que Cristina Lobo consiga passar tão despercebida pelos rebanhos dos ingênuos cordeiros do Distrito Federal; caso o Presidente Lula de fato tenha expressado vontade de ser lembrado como estadista pelo seu 2º mandato, ressalta-se aí uma imensa modéstia do nosso governante.
Veja na relação abaixo, se é preciso que termine o mandato para Lula ser considerado grande estadista. Só mesmo na cabeça dessa Lobo Bobo!
- Em 2007 o presidente Lula recebeu o Prêmio Nehru.
- Em 2008 recebeu em Paris o Prêmio Félix Houphouët, oferecido pela UNESCO; ao menos um terço dos vencedores anteriores ganhou depois o Prêmio Nobel da Paz".
- No mesmo ano foi à Espanha receber o 1º. Prêmio Internacional Dom Quixote de La Mancha.
- Em 2009, recebeu em Paris o 1º World Telecommunication and Information Society Award;
- Em 2009, em Londres, recebeu o Prêmio Chatham House 2009 por sua atuação na América Latina;
- Em 2009, em Nova York recebeu o Prêmio Woodrow Wilson for Public Service.
- Em 2009, recebeu, em solenidade na sede da Organização das Nações Unidas, o Prêmio Sucesso Internacional.
- Em Roma, durante a Cúpula Mundial da Alimentação das Nações Unidas recebeu o Prêmio Contra a Fome, da ActionAid, e um par de luvas de boxe pelo sucesso na luta contra a fome no Brasil.
- Neste 2010 recebeu o prêmio de Estadista Global, inédito no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Justificativa: Lula foi eleito para o prêmio por ser um líder político que usou o mandato para melhorar o mundo. Detalhe: foi a primeira vez que o Fórum concedeu um prêmio, em 40 anos de existência.
Em 10 de maio deste ano, em Brasília, o diretor-geral do Programa Mundial de Alimentação da ONU entregou a Lula o prêmio de Campeão Mundial da Luta contra a Fome.
Em sua edição de 23/9/2009, a revista americana Newsweek afirmou ser Lula "o político mais popular do mundo" e que ele era nada menos que a maior estrela da 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. "As câmeras podem focar na personificação do americano descolado, Barack Obama, ou nos autocratas exibicionistas e despeitados como o iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o venezuelano Hugo Chávez, mas a maior estrela disponível será o duro, barbado e ex-torneiro mecânico", diz o texto.
"É um longo caminho do faminto Nordeste do Brasil para a sala da Assembleia Geral das Nações Unidas, mas o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, conhece cada passo desse caminho", afirmou a Newsweek, completando que o presidente "é considerado agora o líder de uma potência regional e um porta-voz autodesignado para as nações emergentes de todo o mundo".
Em sua edição de 29/4/2010 a Time, revista semanal de maior circulação no mundo, elegeu Lula um dos líderes mais influentes do planeta.
Quanto ao suicídio do Vargas, todos sabem que foi provocado pela insistente perseguição dos entreguistas da mídia liderados por Carlos Lacerda, cuja ausência no cenário político brasileiro foi muito lamentada pelo Fernando Henrique Cardoso.
Mas Lula, mais ainda do que Vargas, termina o mandato com um índice de aprovação popular jamais alcançado no Brasil e no mundo, apesar de todo o esforço do PiG que, ao invés de derrubá-lo, acabou derrubado aos mais baixos índices de audiência e circulação já registrados pelo IBOPE e IVC.
De forma que se o seu amigo se deixou comer pela Cristina Lobo, por ser tão bobo tem mesmo muitos motivos para se suicidar. Bem ao contrário desse nordestino que almoçou todos os que pretendiam lanchá-lo e, pela elegância e educação de não dar sequer um arroto apesar da barriga cheia, continua querido por todo o país e muito além de nossas fronteiras.
_________________________
*Raul Longo é jornalista, escritor e poeta. Ponta do Sambaqui, 2886
Floripa/SC. Colabora com a Agência Assaz Atroz e com este "Quem tem medo do Lula?"
Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons
.
PressAA
Agência Assaz Atroz
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.
Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe